NOSSA JORNADA MISSIONÁRIA AO LONGO DE MAIS DE DUAS DÉCADAS
Por Pr. Paulo Henrique P. Cunha
Há mais de vinte anos, minha família e eu respondemos ao chamado divino para nos dedicarmos à obra missionária, servindo ao Senhor em diversos países: Índia, Itália e, atualmente, Portugal. Acredito que a obra missionária não é simplesmente uma escolha pessoal, mas um chamado de Deus.
Assim como o apóstolo Paulo declarou: “não fui desobediente à visão celestial” (At 26.19), nós também não temos sido desobedientes ao chamado divino, mesmo diante dos desafios e sacrifícios dessa jornada.
Desde a minha conversão, senti o grande desejo e necessidade de compartilhar com outros a mensagem do evangelho, que transformou maravilhosamente a minha vida. Estive ativo na evangelização da cidade natal e na conscientização da igreja local para a tarefa que nos foi dada pelo Senhor Jesus (Mt 28.18-20; Mc 16.15; At 1.8).
Tive a alegria de participar da fundação de SEMIPA (Semeadores Missionários com Paixão pelas Almas), através da qual fui mais tarde enviado para a Índia, onde passamos cinco anos dedicados ao treinamento de obreiros e à implantação de igrejas nas casas.
Juntamente com os obreiros locais, fundamos a organização indiana chamada Sporshow, que significa “tocar” em bengali. Hoje, essa organização conta com 75 missionários, que alcançam 585 vilas e mais de 345 igrejas nas casas, impactando milhares de pessoas.
Depois da Índia, tivemos uma breve passagem por Portugal, onde colaboramos com a Igreja Batista de Cascais por um ano e dois meses, contribuindo nas áreas de evangelismo, missões e cultos nos lares. Posteriormente, nosso chamado missionário nos levou à Itália, onde servimos por cinco anos.
Durante esse período, colaboramos com a Igreja Cristã Evangélica em Castelnuovo del Garda, na região do Vêneto, e com a Igreja Presbiteriana em Legnano, na Lombardia, cooperando em diversas áreas, mas principalmente no evangelismo, discipulado e ensino teológico.
Depois do nosso retorno da Itália, dediquei-me ao Projeto Didasko na Base de Semipa, visando fornecer ferramentas para apoiar igrejas, obreiros e missionários no cumprimento da Grande Comissão.
Durante esse período, dentre muitas coisas, revisei e ampliei o Curso de Teologia de Semipa, transformando-o no Curso Interdenominacional de Teologia, e é meu objetivo escrever um novo Curso de Capacitação Missionária de SEMIPA, mas amplo, abrangente e atualizado, para substituir o curso antigo que escrevi muitos anos atrás, com a ajuda de outros missionários e colaboradores.
Atualmente, vivemos em Alcabideche (concelho de Cascais, no distrito de Lisboa), onde estamos envolvidos em um projeto missionário de longo prazo em cooperação com a Igreja Batista de Cascais, cujo objetivo é colaborar na preparação de líderes portugueses, na plantação de igrejas e na revitalização (apoio) de igrejas já estabelecidas.
Ao longo desses anos, aprendemos que, embora a obra missionária exija sacrifícios, o valor do Reino de Deus e o impacto na vida de tantas pessoas compensam cada desafio enfrentado. Continuamos comprometidos com este chamado, confiando que o Senhor continuará a nos guiar e a abrir portas para avançarmos em nosso projeto missionário, alcançando vidas para Cristo e edificando os crentes na Palavra de Deus.
Para todos que já fazem parte do nosso projeto missionário, agradecemos de coração pelo apoio, orações e contribuições, “sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Co 15.58). Convidamos aqueles que ainda não participam a se juntar a nós. Seu apoio é muito importante!
-----------------------------------------------------
Nossas contas pessoais (em nome de Paulo Henrique P. Cunha):
BB (Ag 33159-3 C/C 6573-0) | ITAÚ (Ag 6116 C/C 00485-1)
As nossas chaves PIX: 016.430.477-01 (CPF) | ppaulo_henrique@hotmail.com (E-mail)
Nenhum comentário:
Postar um comentário