Nascer uma vez para morrer duas;
... ou nascer duas para morrer uma.
Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)
Mais uma vez o J.A. ampliando a divulgação do evangelho de Jesus Cristo a toda a criatura, agora com mais esta trombeta!
Pr. Paulo Henrique
"Aquele que tem aprendido a buscar nada, mas a vontade de Deus, sempre encontrará o que procura. " / "He who has learned to seek nothing but the will of God, shall always find what he seeks." (Madame Guyon)
"Muitos oram com os seus lábios para aquilo que seus corações não desejam." / "Many pray with their lips for that for which their hearts have no desire." (Jonathan Edwards)
"Temos o direito de acreditar em qualquer coisa que quisermos, mas nem tudo o que acreditamos é certo." / "We have a right to believe whatever we want, but not everything we believe is right." (Ravi Zacharias)
"A oração é conosco; a resposta é com Deus." / "The prayer is up to us; the answer is up to God." (Woodrow Kroll)
"Fé é a disposição de arriscar qualquer coisa em Deus." / "Faith is the willingness to risk anything on God." (Jack Hyles)
"Nós temos a tendência de culpar os outros por nossos fracassos e levar o crédito pelo nosso sucesso." / "We tend to blame others for our failures and take credit for our sucess." (Erwin W. Lutzer)
"Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores." (Tiago2:9 NVI) / "But if you take a man's position into account, you do evil, and are judged as evil-doers by the law." (James 2:9 BBE)
"Tornámo-nos tão absorvidos na obra do Senhor que nos esquecemos do Senhor da obra." / "We have become so engrossed in the work of the Lord that we have forgotten the Lord of the work." (A.W. Tozer)
"Condenar as pessoas por não manterem regras humanas e rituais religiosos é legalismo." / "To condemn the people for not keeping human rules and religious rituals is legalism." (John MacArthur)
"A fé vê o invisível, acredita no inacreditável e recebe o impossível." / "Faith sees the invisible, believes the unbelievable, and receives the impossible."(Corrie Ten Boom)
"É verdade que podemos desejar muito mais. Mas vamos usar o que temos e Deus nos dará mais." / "It is true that we may desire much more. But let us use what we have, and God will give us more." (Adoniram Judson)
"Nós podemos facilmente ser grande demais para que Deus possa usar, mas nunca muito pequeno." / "We may easily be too big for God to use, but never too small." (D.L. Moody)
"Um pecador humilde está em uma condição melhor do que um anjo orgulhoso." / "A humble sinner is in a better condition than a proud angel." (Thomas Watson)
"O orgulho constrói muros entre as pessoas, a humildade constrói pontes" / "Pride builds walls between people, humility builds bridges." (Rick Warren)
"Minha casa está no céu. Eu estou apenas viajando por este mundo." / "My home is in Heaven. I'm just traveling through this world." (Billy Graham)
Caros amigos, irmãos e leitores,
Já está disponível para download a edição número 43 do Jornal da Assembléia.
Para fazer download desta edição e das anteriores é só clicar nos link´s abaixo de Edições do Jornal da Assembléia - Edições de 2011.
Que vocês possam aproveitar mais está edição.
Continuem no Senhor!
Um grande Abraço.
Dc. Jonathas Januário Pereira
Por John MacArthur
Há muitos anos, um colega da faculdade me disse: "Eu não acho que você seja uma pessoa muito espiritual".
Fiquei perplexo, porque ele não me conhecia o bastante para extrair aquela conclusão, então perguntei a ele porque dissera aquilo.
"Porque você não vai às reuniões de oração no meio da semana", ele respondeu.
"O que isso tem a ver com a minha espiritualidade?", perguntei. "Eu posso muito bem passar o dia e a noite em oração."
"Não", ele disse. "Pessoas espirituais vão às reuniões de oração."
Se ele tivesse dito que pessoas espirituais oram, eu teria concordado e confessado que eu necessitava orar mais fiel e fervorosamente. Mas condenar as pessoas por não manterem regras humanas e rituais religiosos é legalismo. Jesus encarou isso frequentemente em seus conflitos com os fariseus. Paulo adverte sobre isso em Colossenses 2.16-17:
Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
Paulo se dirigia às pessoas legalistas que estavam nas igrejas e acreditavam, com efeito, que somente um relacionamento pessoal, vital e profundo com Cristo não é suficiente para satisfazer a Deus. Eles haviam acrescentado regras e requisitos que governavam o exercício de certos deveres que eles achavam essenciais à espiritualidade — regras sobre o comer, o beber, o vestir e a aparência, rituais religiosos e assim por diante. Na economia Mosaica, Deus concedeu muitas leis externas com o propósito de proteger Israel da interação social com povos pagãos corruptos. Tais leis também foram dadas para ilustrar verdades espirituais internas que se cumpririam em Cristo.
Paulo também disse: "Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne" (Filipenses 3.3). O que ele quis dizer com isso? Os versículos 4-9 respondem:
Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor: por amor do qual, perdi todas as cousas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo, e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.
Nenhuma circuncisão humana torna alguém justo diante de Deus, apenas o verdadeiro amputar do pecado por meio da salvação em Cristo.
Quando Cristo veio, os elementos cerimoniais da lei foram postos de lado, porque Ele era o cumprimento de tudo que eles prenunciavam. No entanto, os legalistas na igreja primitiva insistiam que todas as cerimônias — incluindo a circuncisão, a observância do sábado e leis dietéticas — deveriam ser mantidas como padrões de espiritualidade. Visto que eles não estavam genuinamente dedicados a amar a Jesus Cristo, eles ficaram com uma aparência de santidade em vez da verdadeira espiritualidade.
Seu legalismo estava em direto confronto com o ensino do próprio Cristo. Jesus deixou claro que leis dietéticas eram simbólicas e não tinham a inerente habilidade de tornar alguém justo, quando Ele disse que nada que entra no homem pode contaminá-lo. É o que sai de uma pessoa (maus pensamentos, palavras e outras expressões de um coração pecaminoso) que causa contaminação (Marcos 7.15). Esta foi uma declaração chocante, porque o povo judeu sempre crera que havia certos alimentos que contaminavam o corpo. Eles haviam entendido mal o simbolismo das leis dietéticas e pensavam que segui-las realmente poderia tornar alguém justo.
Em Atos 10, Pedro teve uma visão de vários tipos de animais impuros que Deus ordenara que ele matasse e comesse. Quando Pedro fez objeção, porque ele nunca havia comido "cousa alguma comum e imunda" (v. 14), uma voz do céu disse: "Ao que Deus purificou não consideres comum" (v. 15). Um novo dia chegara. Deus estava revelando a seu povo que as leis dietéticas não estavam mais em vigor. Pedro entendeu a mensagem (v. 28). Os crentes estavam livres da escravidão da lei, fortalecidos pela graça para cumprir a justiça da lei sem se escravizarem a seus detalhes cerimoniais. Paulo resume a questão em Romanos 14.17: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo".
Em 1 Timóteo 4.1-5, Paulo adverte contra aqueles que apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento, exigem abstinência de alimentos, que Deus criou para serem recebidos, com ações de graça, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo o que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graça, nada é recusável, porque pela palavra de Deus e pela oração é santificado.
Um evangelho de obras efetuadas pelo homem não é nenhum evangelho (Gálatas 1.6-7; 5.2). Se batismo, orações, jejuns, uso de vestes especiais, presença na igreja, vários tipos de abstinência ou outros deveres religiosos são necessários para se ganhar a salvação, então a obra de Cristo não é verdadeiramente suficiente. Isso é zombar do evangelho.
O legalismo é tanto uma ameaça à igreja hoje como o foi em Colossos. Mesmo nas igrejas evangélicas há muitas pessoas cuja certeza de salvação está baseada em suas atividades religiosas, ao invés de confiarem somente no Salvador todo-suficiente. Elas presumem que são cristãs porque lêem a Bíblia, oram, vão à igreja ou realizam outras funções religiosas. Elas julgam a espiritualidade na base da atuação externa em lugar do amor interno a Cristo, do ódio ao pecado e de um coração devotado à obediência.
Obviamente a leitura da Bíblia, a oração e a comunhão dos crentes podem ser manifestações da verdadeira conversão. Mas, quando isoladas da devoção a Cristo, essas coisas reduzem-se a insignificantes rituais religiosos que até incrédulos podem realizar e pelos quais são enganados quanto à sua vindoura condenação. Jesus disse:
Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. (Mateus 7.22-23)
Não se intimide pelas expectativas legalistas e superficiais da parte de outras pessoas. Deixe que seu comportamento seja o resultado do seu amor a Cristo e das santas aspirações produzidas em você pela habitação do Espírito e pela presença permanente da sua Palavra (Colossenses 3.16).
Extraído do livro “A procura de algo mais” de John MacArthur
Transcrito por Pr. Paulo Henrique
Atos dos Apóstolos 9.10,11
Esses versículos nos apresenta o perfil do Consolidador:
Pense: Quais são as pessoas que você poderia, efetivamente, consolidar?
Fonte: Jornal Boas Novas, Ano 05 - nº 63, Janeiro de 2011. Mensagem de Célula 2ª Semana
Jeremias 8.20
Introdução
Durante o mês de Janeiro vimos muitas placas na frente de vários estabelecimentos com os seguintes dizeres: “Fechado para balanço”.Mesmo se elas não exitirem, sabe-se que internamente será feita uma avaliação dos resultados obtidos durante o ano de 2010. Os resultados definirão as decisões necessárias para melhora nos resultados.
Não é diferente em nossas vidas, pois fazemos planos depois de avaliarmos o que fizemos durante o ano findo, e o que precisa ser feito durante os próximos meses.
O profeta Jeremias faz uma avaliação (um balanço) de sua situação juntamente com a do povo, após um período de tempo. O profeta nos dá o exemplo de como proceder no início de 2011.
Conclusão
Deus espera uma decisão de nossa parte neste início de ano. Qual vai ser a sua?
Fonte: Jornal Boas Novas, Ano 05 - nº 63, Janeiro de 2011. Mensagem de Célula 1ª Semana
A ponte da vida é uma ilustração do Evangelho que explica as verdades da mensagem de Cristo para aqueles que desejam receber Cristo para a salvação, bem como àqueles que desejam reconciliar-se com Ele.
1. O PLANO DE DEUS: PAZ E VIDA
a) Na criação, Deus propôs uma vida abundante e plena – João 10.10.
b) Na criação, Deus e os seres humanos viviam em harmonia e companherismo – Gênesis 3.8.
2. NOSSO PLOBLEMA
a) Somos pecadores, cometemos pecados – Romanos 3.23; Isaías 53.6.
b) O pecado traz consigo o castigo – Romanos 6.23.
Nosso problema é a separação – separação de Deus e, por conseqüência, uns dos outros – Isaías 59.2.
c) Somos incapazes de restaurar nossa relação com Deus – o abismo é tão profundo que não podemos cruzá-lo por nossos próprios meios.
3. O REMÉDIO DE DEUS
a) Cristo pagou o preço – Romanos 5.8.
b) A salvação é um presente – Efésios 2.8,9.
c) O remédio de Deus – a cruz, onde Cristo morreu em nosso lugar, pagando por nossos pecados e abrindo-nos um novo caminho de restauração a Deus – 1 Timóteo 2.5.
d) A ponte tem de repousar em ambos os lados – Jesus Cristo é Deus e foi homem – João 1.14.
e) Cristo é o único caminho para Deus – João 14.6; 1 Pedro 3.18.
4.NOSSA RESPOSTA
a) Cristo diante da porta do coração – Apocalipse 3.20.
b) Precisamos receber a Cristo pela fé – João 1.12.
c) Uma ponte serve para cruzar um abismo. Assim, devemos confiar nessa ponte – a cruz – e pôr nossa confiança em Cristo – Atos 16.31.
d) Onde você está agora em relação à ponte? Do lado de cá ou do outro lado?
e) A ponte é construída de acordo com a Palavra de Deus. Assim, podemos estar seguros em nossa dependência da verdade que a ponte representa.
5. UMA ORAÇÃO PARA RECEBER CRISTO
“Deus, reconheço que minha vida não é como tu desejas e necessito de Ti em meu viver diário. Peço-te que me perdoes por todos os meus pecados. Quero deixar todas as coisas más que tenho praticado. Creio que Jesus Cristo, teu amado Filho, morreu por mim na cruz, foi sepultado e ressucitou para dar-me nova vida cheia de esperança. Senhor Jesus, convido-te a entrar em minha vida hoje. Quero seguir-te, sendo um membro ativo de tua igreja. Em nome de Jesus Cristo. Amém”.
6. A CONFIANÇA DA SALVAÇÃO – 1 João 5.12-23.
Só veremos a entender quem é Deus, quandoentrarmos em contato com a Bíblia. O que você sabe acerca de Deus? Saber que Ele existe não é tudo, conforme escreveu Tiago: “Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo” (Tg 2.19). Por conseguinte, nosso conhecimento de Deus não pode limitar-se a saber que Ele existe. Temos de saber também quem Ele é:
Conforme você poderá facilmente concluir, sendo Deus o criador e sustentador de tudo quanto existe e sendo também Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, como poderia Ele não se importar com você? Portanto não se esqueça: você é precioso aos olhos de Deus.
Fonte: Revista “O Caminho para o Céu” – CPAD, págs. 6 e 7.