Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 30 de abril de 2017

Devocional do Dia - Luz para escuridão

"O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz."
Is 9.2

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."
Rm 5.8

Subentende-se que trevas é a ausência de luz, no campo da biofísica ao analisar com nossos olhos enxergam as coisas vemos que, captamos os espectros de cada faixa de variação de cor dentro da luz.

Na teoria, o objeto vermelho apresenta-se "vermelho" devido a refração da frequência da cor vermelha quando aluz é aplicada sobre o objeto e da nossa recepção bioquímica dentro de nossos olhos.

Cristo é a luz que veio ao mundo em trevas espirituais, o homem estava na região do abismo e da morte em completa escuridão. A luz, como prova do Amor de Deus, veio para que "enxergássemos" onde estávamos e para onde iríamos.

Têm olhos, mas não vê.

A luz nos permitiu ver que existe um céu e um caminho para ele.

Essa luz e caminho é Jesus.

Bom dia.

sábado, 29 de abril de 2017

Notícias Obra Missionária SEARA-Itália

São José do Vale do Rio Preto, 28 de abril de 2017.

"Não podemos fazer nada sem a ajuda constante que vem do alto." (Charles Spurgeon)

Amados irmãos e companheiros na obra missionária,

Que a graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas.

Queremos começar agradecendo a todos que estiveram orando por nós, especialmente pelo Matheus. Graças a Deus, a cirurgia do Matheus foi um sucesso e ele já está em casa. Ele está se recuperando bem, mas precisa seguir uma rotina de repouso, medicamentos, exames e acompanhamento médico.

Por favor, peço que continuem orando pelo Matheus, pela sua completa recuperação e também pela obra do Espírito Santo na sua vida.

Estamos ainda nos ajustando a esta nova fase de nossas vidas, depois do nosso retorno ao Brasil. Não é fácil esta readaptação (choque reverso), principalmente depois de seis anos vivendo fora do Brasil. Temos procurado arrumar as nossas coisas aos poucos, mas o Senhor é fiel e tem cuidado de nós de maneira especial.

No próximo mês, já queremos apresentar detalhadamente o nosso projeto de trabalho missionário que estaremos realizando a partir da base de Semipa, mas já estamos à disposição para atender as agendas para visitar (e agradecer pessoalmente) as igrejas e irmãos que estão nos apoiando na obra missionária.

Somos imensamente gratos a todos amados irmãos e igrejas que têm estado conosco na obra missionária. Muito obrigado a todos por segurarem as cordas da oração e contribuição.

Por favor, orem:
Por nossa saúde física, emocional e espiritual;
Por esta nova fase do nosso projeto missionário e por nossa readaptação;
Por novos mantenedores e intercessores;
Pela recuperação do Matheus e também pela obra do Espírito Santo na sua vida.
Com gratidão,

Pr. Paulo Henrique e família

-----------------------------------------------------

Escreva para nós através dos e-mails:


Nossas contas pessoais:
BB Ag 3159-3 C/C 6573-0 ou Itaú Ag 6116 C/C 00485-1 (Paulo Henrique P. Cunha)

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Conhecimento


"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo."
1 Coríntios 11.1

Muitos conhecem todos os bordões do apresentador e empresário Silvio Santos. Sabem os trejeitos que ele tem, é uma das figuras mais imitas e caricaturadas do meio artístico do meio humorístico.

Todo o grande humorista já imitou Silvio Santos.

Agora falando de imitar pessoas, quantos conhecem a Cristo, mas não o imitam, não tomam Seu exemplo e nem com Ele querem se parecer.

É uma dura realidade da humanidade, possuem o exemplo-mor e não o seguem conscientemente.

Que busquemos imitar Aquele que é o único que pode nos salvar das ira vindoura e nos apresentar na glória.

Frase de Inspiração

"O Segredo de progredir é começar."

Mark Twain
Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Não culpe a crise

Quantas vezes culpamos os outros por escolhas erradas que fazemos.

Estamos em dias de crise, sim por causa da corrupção, por causa da politicamente, por causa do paternalismo partidário e sindical, isso é histórico desde os dias de Cabral.

Contudo, nem político te obriga a comprar mais do que você pode pagar, notícias de hoje dos portais da internet apontam para juros no rotativo do cartão de crédito de ordem superior a 490%, e as pessoas continuam comprando sem ter como pagar.

Temos de ser honestos em aceitar que nós somos os responsáveis pelos nossos gastos. Impostos estão aí para todos, mas o demais é VOCÊ que compra.

Gaste dentro de sua possibilidade e salário, faça as contas, gaste com o sabedoria.

Deus ajuda, mas primeiro Ele te diz "esforça-te (faça sua parte) que Eu te ajudo (que Eu faço a minha)".

Pense nisso.

Devocional do Dia - Marcas Internas

"Necessário é nascer de novo" - Jo 3.7
"Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus."
Gl 6.15,16

Nos dias apostólicos havia uma grande relutância em abandonar os ritos do judaísmo para os judeus convertidos a Cristo.

A Lei Mosaica necessitava de comprovação física de sua aceitação. A circuncisão era feita como prova de devoção e aceitação da Lei e de Deus, contudo ela ão era completa no sentido da presença de Deus estar com os que ela faziam.

Paulo aos Gálatas, afirma no final de sua epístola que, não são sinais externos, mas as marcas internas que o novo nascimento em Cristo traz que mostram a presença de Jesus. Não é por obras humanas, mas é pelo pode de Deus.

Somos o "Israel de Deus", um povo que é chamado de Seu pelas marcas internas de Seu Filho, Jesus.

Bom dia.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Até onde você pensa em ir?

Existem pessoas que pensam em ir até o espaço, romper as barreiras do convencional, ir "ao infinito...  e além" como diria o personagem dos filmes da Pixar na série Toy Stoy, o Patrulheiro Espacial do Comando Estelar, Buzz Lightyear.

Muitos sonham com voos interplanetários, outros trabalham para isso em agências espaciais. E o cristão, onde pensa chegar?

O cristão tem de ter como anseio maior, não os céu visível e acessível ao homem por esforço próprio, mas ao céu onde está seu Senhor.

Nossa expectativa não pode ser baseada em valores monetários para financiamentos de voos, mas na crença que o mesmo Jesus que foi visto subir um dia voltará e buscará os que nEle esperam (At 1.11).

É muito legal e empolgante o tema das viagens especiais, mas não se compara com a viagem que desfrutaremos com o Espírito Santo nos guiando até Jesus nos céus (1 Ts 4.16,17).

Foguetes falham, dinheiro acaba, mas o poder do Senhor é eterno.

Que profecias apontavam para Jesus?

Jesus ensina com autoridade e exigia dos ouvintes uma escolha pessoal; ninguém permanecia neutro, pois suas palavras penetravam no coração das pessoas. Nunca se distraiu de sua missão e viveu para ela.

Vejamos algumas profecias acerca de Jesus no A.T. Ao todo são aproximadamente 115 profecias.

Algumas:
a. Nasceria em Belém - Mq 5.2.
b. Nasceira de uma virgem - Is 7.14.
c. Um profeta o precederia - Ml 3.1.
d. Viria aos pobres e tristes - Is 61.1-3.
e. Seria rejeitado, sofreria - Is 53.1-3.
f. Faria uma entrada triunfal - Zc 9.9.
g. Seria traído por um seguidor - Sl 41.9.
h. Seria crucificado - Sl 22.14-17.
i. Ressuscitaria - Sl 16.10.
Versículos para decorar:
Jo 5.24 - "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."
Rm 5.8 - "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."
Questões para discussão
Jesus me aceitaria com todos os meus erros e pecados? (Mt 11.28)
O que significa deixar tudo para segui-lo? (Mt 19.27-30)
Leituras complementares: Jo 5.24; Cl 3.11; Lc 7.47; jo 10.14-18; Jo 1.29; Rm 5.8; Cl 1.16

terça-feira, 25 de abril de 2017

Lugar errado na hora errada

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
1 Co 10.23

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."
1 Co 6.12

Quantas vezes vamos onde não precisamos ir, fazemos o que não há necessidade de fazer, daí acontece o sinistro.

Tem horas que não há como fugir.

O local é impróprio, o tempo inoportuno e a culpa é nossa.

Nada me impede de ir até um estabelecimento como um bar para tomar um refrigerante, não há pecado nisso.

Contudo, assim que uma vez que você está lá e fica "moscando", a chance de tomar uma garrafada ou de entrar em uma briga é maior. Aí dirão "ele estava lá, olha o cristão envolvido com os ímpios, tá desviado".

É bobagem tal julgamento precipitado, mas você estava lá no lugar errado na hora errada "moscando". Nós por diversas vezes produzimos provas contra nós mesmos.

Vigiemos para estarmos vivendo no mundo, mas não pertencendo a ele. Para que estejamos separados da impiedade, mas sem fazer acepção de pessoas.

Sejamos sal e luz.

Glossário
Moscando - Quando alguém está fazendo algo errado, vacilando, ''está por fora'' de algum assunto ou falta de atitude em determinadas ocasiões.

Jesus 4/4

Qual o significado da ressurreição?

A morte não o pode deter, pois Ele é sobre a morte, é a própria vida, podendo, então, afirmar que:
Jo 5.24 - "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."
Jo 10.14-18 - "Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai."
A nossa garantia de vida eterna está fundamentada no fato de que se Ele ressuscitou e foi para os céus, nós, como Ele, também ressuscitaremos e para os céus iremos.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Vitupério, o que é?

"E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério."
Hebreus 6.6

Vitupério é:
Proferir ofensas e insultos contra; ofender; expressar descontentamento; não aprovar ou censurar; repreender; agir com desdém em relação a; menosprezar.
Etimologia (origem da palavra vituperar): do latim vituperare.
Cristo foi colocado em situação de vitupério quando ia de julgamento em julgamento, quando ia por Jerusalém fazendo o hoje chamado caminho da Via Dolorosa.

Ali Ele foi exposto a todo o desprezo e escarnio da população hierosolimitana, a qual ele tanto amava.

Em Hebreus, o autor afirma que o que conhece a graça e a abandona ou vive por escolha o pecado expõe Jesus de novo ao vitupério, fazem escandá-lo vir sobre si.

Vigiemos para não expormos Cristo ao vitupério por nossa culpa.

Vigiemos.
________________

Glossário
Hierosolimitana - Gentílico de Jerusalém, pode ser chamado de hierosolimita, hierosolimitano.
Latim - A língua latina ou latim é uma antiga língua indo-europeia do ramo itálico originalmente falada no Lácio, a região do entorno da cidade de Roma. Foi amplamente difundida, especialmente na Europa Ocidental, como a língua oficial da República Romana, do Império Romano e, após a conversão deste último ao cristianismo, da Igreja Católica Romana. Através da Igreja Católica, tornou-se a língua dos acadêmicos e filósofos europeus medievais. Por ser uma língua altamente flexiva e sintética, a sua sintaxe (ordem das palavras) é, em alguma medida, variável, se comparada com a de idiomas analíticos como o português, embora em prosa os romanos tendessem a preferir a ordem SOV. A sintaxe é indicada por uma estrutura de afixos ligados a temas. O alfabeto latino, derivado dos alfabetos etrusco e grego (por sua vez, derivados do alfabeto fenício), continua a ser o mais amplamente usado no mundo.

Reflexão de Segunda-Feira


"Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor"
Efésios 4.2

Irmãos, tem hora que só a graça ..., mas valha-se dela para não pecar!

Boa Semana

domingo, 23 de abril de 2017

Devocional do Dia - Não adianta esconder-se

"Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos. Não há trevas nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniqüidade. Porque Deus não sobrecarrega o homem mais do que é justo, para o fazer ir a juízo diante dele."
Jó 34.21-23

Não adianta esconder-se.

Elíú, um dos amigos de Jó, ao apresentar uma das possíveis causas do infortúnio de seu amigo, nos relata um realidade brutal.

Deus tudo vê, não há esconderijo para o pecador e o homem é inacusável diante de Deus.

Nossas ações são vistas, sentimentos são provados, podemos enganar até a nós mesmos, mas não a Deus. Todo o que peca vive em constante fuga, pois seu pecado o expõe pela consciência do erro e sejamos sinceros, por mais bom que alguém tenha atitudes altruístas, ajude os pobres, faça maravilhas, sem Jesus e biblicamente falando, irá para o inferno.

E não use a desculpa das tribo no meio das florestas, Deus se revelou por meio da criação e por meio de Jesus.

Você que é cristão, o importante nessa vida é seguir a Cristo, o único que sabe o caminho para o céu.

Bom dia.

sábado, 22 de abril de 2017

Jesus 3/4

Como pode ter vencido, morrendo?

O objetivo era que Ele fosse o sacrifício para o perdão dos pecados.

O êxito foi ter sido morto sem pecados.
Is 53.5 - "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."
Jo 1.29 - "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."
A vitória de Jesus é a nossa vitória.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Os pecados que decapitaram a João

Uma das maiores injustiças da história bíblica foi a decapitação de João Batista (Mc 6.14-29).

Eis os fatos:
João tinha pregado contra o casamento do rei Herodes com Herodias e, por conseguinte, Herodes o pôs na prisão.
Herodes não desejava ferir a João, mas Herodias o odiava.
Mais tarde, numa celebração de aniversário em que estavam presentes importantes figuras da sociedade, a filha de Herodias, Salomé, apresentou uma dança insinuante.
Herodes, tendo ficado extasiado com a dança, prometeu-lhe, sem pensar, fazer tudo o que ela desejasse.
Após consultar a mãe, Salomé solicitou a cabeça de João sobre o seu prato.
Herodes não queria matar a João, mas não queria voltar atrás na promessa que tinha feito diante de tantos convidados.
Assim João foi decapitado.

Observe quatro pecados que conduziram a essa tragédia

1. Um casamento ilícito. João disse a Herodes que ele não tinha o direito de estar casado com Herodias. Muitas pessoas hoje não têm o direito de estarem casadas (veja Lc 16.18), mas ficariam tão iradas quanto Herodias se você lhes dissesse isso.

2. Uma dança sensual. Somos uma sociedade tomada pela sensualidade – boates, filmes, revistas e programas na televisão alimentam o apetite cada vez maior pela sensualidade. Deus exige a pureza de vida e de pensamento (Fp 4.8; Rm 13.13-14).

3. Uma promessa precipitada. Herodes não tinha o direito de prometer a Salomé o que ela quisesse. Era como um cheque em branco. Não acontece muitas vezes de também assumirmos compromissos precipitados que achamos difícil ou impossível de cumprir?

4. Covardia. Herodes deveria ter renunciado o seu voto precipitado se o cumprisse o levaria a pecar. Mas ele recusou para não perder o prestígio diante de seus convidados. Devemos fazer com coragem o que é certo, ainda que nos exija voltar atrás e passar vergonha diante das pessoas.

A posição de Herodes diante de seu compromisso e prestígio o levou ao pecado, o colocou como algoz de João, e foi o início de sua ruína.

Gary Fisher

Frase


"Você não pode mudar o que você é, só o que você faz."

Philip Pullman

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Não desista de ninguém

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."
Gênesis 3.15

Deus não desistiu de nós.

Mesmo sabendo de toda a escuridão que viria e que tomaríamos como "nossa", Ele não nos abandonou a destruição.

Somos (a humanidade) privilegiados por Deus mesmo em meio ao nosso maior erro (o pecado de Adão e Eva). Ele prova isso garantindo em todo o tempo e promessas que enviaria um salvador para os pecadores.

Em Gn 3.15 é feita a primeira alusão a esse cuidado incomensurável de Deus, a "semente" foi Jesus que morreu para que eu de novo tivesse o contato perdido no Éden.

Ele morreu para que eu tivesse vida!

Lembre-se disso!

Romanos 8



quarta-feira, 19 de abril de 2017

Inacessível?

"E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?"
Mateus 14.28-31

Não existe mar profundo que a mão do Senhor não te alcance e te tire de do fundo.

Existem pessoas que ao invés de nadar para cima, como o desesperado em meio ao afogamento, nadam para baixo indo em direção da morte.

Mas, a graça e o poder de Jesus são tão infinitos que Ele não desiste de ninguém. Nem o que nada para a morte é desprezado ou esquecido.

A mão de Senhor vai de encontro a todo o que precisa, só resta a nós agarrá-la.

Pense nisso.

Devocional do Dia - Irá chegar e quando chegar

"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite"
1 Ts 4.13-5.2

Um dia chegaremos na presença de Deus, estaremos diante Deus ou para desonra ou honra eterna. Mas e até esse este dia, ou quando?

A Bíblia fala que todos estão sujeitos a morte, o "dormir" do texto referência, quem morre crendo e seguindo a Cristo já fica em descanso em Cristo.

Não há mais lutas, perseguição, boletos, contas, discussões, problemas, é somente a doce expectativa do "soar da trombeta".

Nós que estamos "vivos em Cristo" sofreremos a separação do físico, do palpável.

Contudo, em nós deve habitar constantemente a viva esperança de que ao soar da trombeta, quem morreu em Cristo subirá primeiro, nós que estamos vivos subiremos depois e todos juntos com Cristo estaremos nos céus pela eternidade.

Bom dia.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Reflita nisso!


“Não é a postura do corpo, mas a atitude do coração que conta quando oramos.”

Billy Graham

João Batista não foi batizado com o Espírito Santo?

"Por que João Batista era cheio do Espírito e nunca falou em línguas?"

As línguas estranhas são um sinal exclusivo da operação do Espírito Santo durante a Dispensação da Graça, ou da Igreja.

João Batista foi o último profeta vinculado à Dispensação da Lei, para a qual não havia o plano de línguas.

Só quando os primeiros discípulos foram batizados com o Espírito Santo (At 2.1-6), então ocorreu o maravilhoso fenômeno de falar em línguas.
At 2.1-6 - "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua."
Daí concluí-se que a resposta é: ele nunca falou, pois ele estava em um contexto dispensacional diferente dos cristãos após a morte de Jesus e o envio do outro Consolador, i.e. o Espírito Santo.


segunda-feira, 17 de abril de 2017

Jesus 2/4

Por que convivia com prostitutas e ladrões?

Na verdade, Jesus buscava a que pudesse se quebrantar e se arrepender de seus pecados e, a respeito disso, disse:
Lc 7.47 - "Por isso,te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou"
Nesta ocasião a pecadora deu mais exemplo de quebrantamento do que toda a pompa e "pseudohonra" que estava sendo oferecida a Jesus naquele lugar.

Em lugares onde haviam esse tipo de pessoa excluída da sociedade, a necessidade de tais é mais latente, pois reconhecem mais facilmente sua condição de pecadores distanciados de Deus.
Lc 5.31 - "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos"
Mt 9.12 - "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."
Com isso faz todo o sentido o meio onde Jesus procurou estar:
Se era para curar - foi ao doentes;
Se era para libertar - foi aos cativos;
Se era para salvar - foi ao perdidos.

Reflexão de Segunda-Feira


"Então Elias disse a todo o povo:
Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado."
1 Rs 18.30

O fogo só descerá sobre o altar quando ele estiver devidamente organizado.

Como está o teu altar?

Boa Semana

domingo, 16 de abril de 2017

Devocional do Dia - Não é sorte

"Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor."
1 Sm 7.12

Sorte, força invencível a que se atribuem o rumo e os diversos acontecimento da vida; destino, fado. Falamos isso até mecanicamente.

Contudo, crer em sorte implica em acaso, crer no acaso implica em um mundo sem controle algum. E onde está o problema?

Um dos atributos de Deus é a onisciência, conhece tudo, sabe de tudo, o ontem, o hoje e o amanhã são o mesmo tempo para Deus.

É como se nós disséssemos que não precisamos da providência divina. O acaso não protege e nem ajuda a ninguém, mas se estamos onde estamos hoje é por que Deus preserva os Seus.

Bom dia.

sábado, 15 de abril de 2017

Casa abandonada

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?"
1 Co 3.16

Existem muitas casas abandonadas por aí!

Não falo daquelas que ainda não foram adquiridas por Cristo por intermédio de Seu espírito. Falo de casas que um dia foram Dele, e que hoje estão abandonas ao léu.

Fomos escolhidos por Deus para recebermos seu Espírito Santo, somos o local de morada do Espírito Santo na terra.

Existem muitas que estão abandonados, e não pense que foi o Espírito Santo que os esqueceu, mas sim de pessoas que fecharam as portas para Ele.

E as portas da nossa vida são fechadas para o Espírito Santo quando começamos a colocar sujeira onde Ele já limpou. Trazemos lixo de volta para dentro de casa não respeitando o morador principal da casa.

E como trazê-lo de volta?

O primeiro passo é convidá-Lo a voltar para a casa que sempre foi Sua. É humilhar-se, admitir que sozinho não conseguimos administrar e muito menos manter limpa a casa. A luta será grande, pois quando o Espírito Santo saí o espírito do mal entra e faz uma total desordem.

Ele acha a casa limpa e arrumada, logo, já trata de emporcalha-lá e destruí-la.

Peça socorro, Ele não é soberbo. Ele vem em teu socorro, expulsa o invasor e lentamente iniciará de novo o processo de limpeza.

Ele fará isso quantas vezes for necessário até o dia da nossa ida aos céus.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Jesus 1-4

Se tivesse de descrevê-lo aqui, teria de copiar Jo 1.1-18; mas, se tiver de fazer isto em poucas palavras, considero Cl 3.11 como perfeito, pois Ele realmente é "tudo em todos". Como descrever Deus?
Cl 3.11 - "Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos."
Ele é a pessoa mais importante que esteve aqui e a que mais vidas e civilizações influenciou. A Bíblia mostra-nos que Ele é a encarnação de Deus. Sua vida pode ser dividida em cinco períodos: nascimento e infância, batismo, ministério, morte e ressurreição.

Quando grávida de Jesus, na Galileia, Maria (com José) teve de ir a Belém, na Judéia, para pagar impostos; lá Ele nasceu.

Depois, devido à perseguição de Herodes, Jesus, Maria e José foram para o Egito e lá ficaram até a morte de Herodes. Então, voltaram à Judéia, pois queriam morar lá, mas tiveram, por fim, de morar em Nazaré, na Galileia, onde Jesus cresceu.

Jesus, precedido por João Batista, que pedia arrependimento, era anunciado a todos.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Barcos no seco

"Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação"
Romanos 12.4

Existem pessoas que querem fazer o que querem e não o que foram constituídas para fazer. São como barcos em um local seco, não tem sua real função e desempenho ao máximo explorados.

O que fazer então quando a vontade de "ser algo diferente" bater?

Lembremo-nos de que o melhor lugar, posição e função é estar onde Deus nos colocar, por que aí Ele se responsabiliza por tudo.

Não duvida fique com o certo, fique com a vontade de Deus.

Devocional do Dia - Permissão

"E o rei de babilônia os feriu e os matou em Ribla, na terra de Hamate; assim Judá foi levado cativo para fora da sua terra."
Jr 52.27

Durante toda a história de Israel, a nação nascida da semente de Abraão, povo amado e abençoado que subsiste até hoje por causa do amor e promessas de Deus.

Israel vive com Deus um relacionamento de altos e baixos, variando de adoração a Deus a idolatria cananeia. Deus permitiu diversos juízos por meio de povos inimigos cada vez que eles se desviavam da adoração a Ele.

A lista é grande: assírios, babilônicos, medo-persas, filisteus ...

Contudo, nos momentos de maior aflição se lembravam, se humilhavam e Deus vinha em seu socorro.

Já pensou que o "cativeiro" que você passa pode ser Deus te lembrando que Ele existe?

Não espere o pior para se lembrar de Deus.

Bom dia.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Um pouco de conhecimento: Anfictionia

Teatro de Epidauro

A Anfictionia (do grego αμφικτιονία, por sua vez com origem em αμφί (ambos) + κτίζω (construir), pelo que etimologicamente significa fundação conjunta) era uma liga religiosa que agrupava doze povos (não cidades), quase todos da Grécia central, nos tempos do Período Arcaico antes do surgimento da Pólis, e períodos seguintes da Grécia Antiga.

Ao longo da história houve várias anfictionias. As mais importantes foram:
- A de Argos, junto do templo de Hera.
- A das Termôpilas, junto do templo de Deméter.
- A de Delfos, junto do templo de Apolo.
Modelo utilizado para explicar a organização social das tribos de Israel antes da monarquia.

Esse modelo, baseado principalmente na analogia com as antigas ligas sacras gregas, concebe Israel como uma confederação de doze tribos organizadas em volta do culto a YAHWEH, seu Deus, cuja adoração se localizou em um santuário central (p. ex., primeiro em Siquém e depois em Siló).

É questionável se o modelo anfictiônico explica adequadamente a organização social de Israel ou é a analogia mais clara.

Contudo, o relato bíblico da origem israelita reflete que as tribos de Israel foram organizadas ao redor de instruções e crenças religiosas comuns.

Bibliografia
PATZIA, Arthur G.; PETROTTA, Anthony J.. Dicionário de Estudos Bíblicos: Edição de Bolso. São Paulo: Vida, 2002. 165 p.
ANFICTIONIA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anfictionia&oldid=39727490>. Acesso em: 3 ago. 2014.
Glossário
Teatro de Epidauro - Epidauro era uma cidade da Grécia antiga, situada na Argólida, às margens do Mar Egeu e célebre pelo santuário de Esculápio, deus da Medicina, que atraía doentes de todo o mundo. Seu teatro ao ar livre está bem conservado. Fundada pelos jônicos, foi ocupada pelos dóricos e aliou-se a Esparta, perdendo sua importância com o desenvolvimento da cidade de Egina, na ilha de mesmo nome. Decaiu com a conquista romana.  Famoso também é o Anfiteatro de Epidauro, dos maiores de seu tipo e de seu tempo, possuía uma acústica considerada perfeita para a época, reproduzindo com precisão e, principalmente, de forma audível, mesmo o som de um alfinete jogado ao chão, que podia ser ouvido mesmo nas últimas bancadas.
Período Arcaico - Período Arcaico é o nome que se dá ao período da Grécia Antiga em que ocorreu o desenvolvimento cultural, político e social, situado entre c. 800 a.C. e 500 a.C., posterior à Idade das Trevas e antecessor o Período Clássico. Nesta altura, deram-se os primeiros avanços significativos para a ascensão da democracia e observou-se também uma revitalização da linguagem escrita. O período caracteriza-se pela edificação dos primeiros templos inspirados nas habitações micênicas, pelas tipologias escultóricas kouros e kore, e pelo início do registro de pintura negra em cerâmica.
Pólis - A pólis (πόλις) - plural: poleis (πόλεις) - era o modelo das antigas cidades gregas, desde o período arcaico até o período clássico, vindo a perder importância a partir do domínio romano. Devido às suas características, o termo pode ser usado como sinônimo de cidade-Estado. As poleis, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental, mostraram-se um elemento fundamental na constituição da cultura grega, a ponto de se dizer que o homem é um "animal politico". Essa comunidade organizada, é formada pelos cidadãos (no grego “πολίτικοι”, "polítikoi"), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais.
Grécia Antiga - Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo antigo grego e áreas próximas (tais como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa do mar Egeu, além de assentamentos gregos no litoral de outros países, como o Egito). Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde 1100 a.C. (período posterior à invasão dórica) até à dominação romana em 146 a.C., contudo deve-se lembrar que a história da Grécia inicia-se desde o período paleolítico, perpassando a Idade do Bronze com as civilizações Cicládica (3000-2000 a.C.), minoica (3000-1400 a.C.) e micênica (1600-1200 a.C.); alguns autores utilizam de outro período, o período pré-homérico (2000-1200 a.C.), para incorporar mais um trecho histórico a Grécia Antiga.