Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 21 de dezembro de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


TRABALHADORES EM MADEIRA
Parte 1


Jesus era carpinteiro (Mc 6.3) e, como resultado, o trabalho do carpinteiro nos dias bíblicos foi de alguma forma idealizado. A carpintaria era um trabalho pesado que exigia bastante força física e resistência, assim como grande habilidade.

O trabalho do carpinteiro tinha dois aspectos: primeiro a construção e segundo a fabricação de objetos menores, inclusive mobílias.

Até os romanos inventarem o telhado em arco, os telhados eram construídos colocando vigas de madeira, de parede a parede e enchendo as frestas com palha misturada com barro. O carpinteiro tinha de cortar as árvores e trabalhar as toras de modo a transformá-las em vigas.

Isso era feito com uma enxó (ferramenta na forma de machado, usa principalmente para moldar madeira) ou serrando no sentido do comprimento com uma serra primitiva. Os dois métodos exigiam grande esforço físico.

As cabeças dos machados eram feitas de bronze (mais tarde de ferro) e presas num cabo. Quando o corte era embotado e o cabo não ficava bem preso, a cabeça se desprendia regularmente do cabo. Isso foi dado como exemplo de assassinato em Deuteronômio 19.5.

As partes cortantes das serras eram inicialmente feitas de pedras de pederneira em forma de fita, ajustadas a uma estrutura de madeira; sendo necessário que dois homens trabalhassem, um de cada lado, para serrar um tronco de árvore. 

Mais tarde, lâminas de metal foram usadas e os dentes arranjados de modo de cortar como deviam. A serra é mencionada em Isaías 41.15, juntamente com o machado.


Pb. Donizeti (Um servo Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário