Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O percurso de Jonas

O profeta Jonas recebeu uma instrução de Deus: "Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença." Jn 1.2.

Contudo a história bíblica narra que o profeta não querendo cumprir a missão por: 1) Medo da crueldade dos ninivitas contra os povo hebreu. 2) Desejo de ver o fim deu um inimigo do povo hebreu.

Seguindo o livro, ele sairia de Jerusalém para Nínive (Atual Mossul no Iraque), cobrindo uma distância de aproximadamente 884,72 km.


Mas, devido á algumas razões como as acima citadas o profete Jonas dirigiu-se para Jope (Conhecida atualmente como Jaffa e em 1950 incorporada a Tel-Aviv em Israel) onde existe até hoje um porto marítimo, o atual Jaffa Port, isso leva a uma caminhada inicial de 51,93 km.


Toma um navio ia para Társis, um porto fenício na Espanha, localizado entre os dois estuários do rio Guadalquivir. A atual cidade Társis hoje é Sanlúcar de Barrameda na província de Cádiz. Os dois pontos ficam a uma distância de 3.777,66 km.


Jonas queria, então, ficar a uma distância de 4.365,45 km de distância! Distância de Társis até Nínive.


Jonas queria distância de Nínive (por causa da missão) e de Deus (por causa da negação).

Entretanto no meio do caminho como diz o texto bíblico o mar fica bravio e após inúmeras tentativas sem solução para "acalma-lo" o profeta é lançado ao mar. O texto não faz alusão de ponto algum de referência para isso.

Passado o período de arrependimento de Jonas o grande peixe (leia o artigo O grande peixe é ou não uma Baleia? aqui.) o deixa a costa para fazer sua missão. Também outro ponto sem referencial bíblico quanto a localização, um local que pode servir de referência é a cidade síria de Latakia.

De Latakia na Síria até o destino divinamente indicado de Nínive são 663,09 km. Curiosamente mais perto do que saindo de Jerusalém para Nínive (884,72 km).


Não há como correr de Deus, ou esconder-se, pois Ele contempla nossos pensamentos e ações.

Assim o profeta que tentou fugir salvou por sua pregação uma cidade da destruição.

23 comentários:

  1. O Sl 139.nos ensina q ninguém consegue esconder-se de Deus.para onde furei do teu espírito ou para onde fugirei da tua face? V.5...se tomarás asas da alva,se habitar nas extremidades, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me austera vs.9,10.

    ResponderExcluir
  2. O Sl 139.nos ensina q ninguém consegue esconder-se de Deus.para onde furei do teu espírito ou para onde fugirei da tua face? V.5...se tomarás asas da alva,se habitar nas extremidades, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me austera vs.9,10.

    ResponderExcluir
  3. Quantos anos ele tinha durante durante essa passagem?

    ResponderExcluir
  4. Na Bíblia não temos de Jonas nada mais do que seu nome e sua filiação (Jn 1.1). É mencionado em 2 Rs. 14.25 como: (I) um profeta de Israel, o Reino do Norte, durante o reinado de Jeroboão II (793-753 a.C.); e (II) como um cidadão de Gate-Hefer, que distava entre 3 e 4 km ao norte de Nazaré na Galileia. Os fariseus, pois, estavam enganados quando alegaram que nenhum profeta jamais surgiria da Galileia (Jo 7.52). (III) O ministério de Jonas teve lugar pouco depois do de Eliseu (2 Rs 13.14-19), coincidiu parcialmente com o de Amós (Am 1.1) e foi seguido pelo de Oséias (Os 1.1). (IV) Embora o livro não declare o nome do autor, provavelmente foi o próprio Jonas quem o escreveu.

    ResponderExcluir
  5. Porque jonas não queria leva a mensagem de Deus para o povo de Nínive

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao longo da história de Israel e a geopolítica da região que ia da Ásia Menor ao norte, Mesopotâmia ao leste, Mar Mediterrâneo ao oeste e o deserto ao sul, sempre teve adversários ferrenhos de longas batalhas. Os Assírios eram o grande império do período pré-babilônico na região, esse povo tem sua formação datada em aproximadamente 2500 a.C nas regiões da Mesopotâmia, sua queda por volta do ano 722 a.C. e sua dissolução por volta de 612 a.C. período de Assurubalite II. Era uma cultura de forte apelo militar, e uma de suas principais características era a grande violência contra os povos que eram derrotados por eles. Contam alguns historiadores que contra os povos derrotados em batalhas não havia misericórdia. Os homens que não eram mortos, eram cegados ou mutilados. Mulheres que não fossem mortas eram estupradas, mutiladas ou escravizadas. As grávidas eram traspassadas em seus ventres por espadas para que sofressem morte por meio dos fetos. Os assírios constantemente afligiam os israelitas assim como os demais povos de toda a região. Na cabeça de qualquer pessoa que vivesse naqueles dias, os assírios não mereciam misericórdia, e o Jonas não era diferente. Veja que o contexto histórico é importante para entender a grandeza de Deus com povos não abraâmicos. Jonas não queria, pois ao ouvir o juízo e a misericórdia de Deus não achou que os assírios mereciam a bondade de Deus. Deus colocou Jonas no caminho, Jonas pregou e os assírios para o espanto de Jonas se arrependeram. Jonas ficou de certa forma desapontado por não ser o ato divino conforme seu pensamento. Deus lhe mostra por meio de uma planta que o ser humano, todos, são importantes para Deus.

      Excluir
    2. Deus abençoe por este estudo minucioso aprendi muito com essa explicação

      Excluir
  6. Amém Deus abençoe por esta mensagem

    ResponderExcluir
  7. Porque ele era igual a nós quando sentimos em nosso íntimo fazer a vontade de Deus mas recusamos.

    ResponderExcluir
  8. A lição que eu tiro, é que, quando desobedecemos a Deus, Ele pode nos deixar no "ventre do peixe", durante uns três dias, para fazermos uma reflexão.
    * Qual era a necessidade de Jonas passar três dias dentro desse peixe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo determinado por Deus para cumprimento de seu propósito.

      Excluir
  9. importante a observação. Eu no entanto, (embora meu conhecimento em geografia biblica antiga e atual seja um pouco menor) acredito que Jonas foi tragado no Mediterraneo, o peixe entrou com ele no atlantico, do atlantico chegou ao golfo persico, do golvo persico entrou no rio, e chegou ao local onde Tigre e Eufrates formam um unico rio. Foi onde o peixe o vomitou, praticamente dentro de ninive, a qual ele conseguiu percorer em tres dias. Considerando que um homem a pé, faz em 10 horas 60 km, creio eu que ele saiu do peixe e percorreu apenas 180 km para poder dizer ao povo de Ninive para se arrepender. Na lista do percurso estão as pequenas aldeias ao redor da cidade murada, inclusive pessoas que viram este homem sair da boca de um grande peixe. Sei que estou apenas fazendo conjecturas e suposições, mas é o que vejo. Deus abençoe mais e mais a todos que participam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acontecia fora do contexto do profeta dentro do animal marinho nas profundezas não era importante naquele momento.
      Ali havia uma lição a ser ensinada ao profeta (e aos futuros leitores) e apenas aquela situação milagrosa poderia proporcionar o arrependimento que o profeta precisa alcançar.
      Outrossim, caminhar por 10 horas passando por regiões desérticas que, durante o dia, chegam a temperaturas por volta de 50 °C/média e noturnas por volta de 10 ºC/média, inviabilizariam a conclusão da distância de 60 km em 10 horas. Isso sem considerar que, ela deva descansar ao menos uns 15 a 20 minutos a cada 1 a 1,5 hora.

      Excluir
  10. Deus continui abençoando a tds os envolvidos Nesta Obra

    ResponderExcluir
  11. Quanto ao grande peixe...
    O próprio jesus fala que foi uma baleia.
    Mateus 12,40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, para Mt 12.40 na ARC 1969, 1995 e em outras.
      Todavia, no original do grego não.
      O foco bíblico não é na zoologia, estudo que não existia na forma como conhecemos hoje.
      A Bíblia apresenta o fato milagroso, um homem no ventre de um animal nas profundezas por três dias, isso tudo sobre o prisma da fé na revelação bíblica.
      A simples questão da permanência por tanto tempo dentro de um animal, o deslocamento preciso e, o mais importante, o entendimento e arrependimento do profeta é que são o grande ensinamento.
      Hoje, com os conhecimentos atuais, queremos entender muitos dos fatos bíblicos e isso não é ruim.
      Entretanto, quando nos depararmos com a execução de milagres, como no caso de Jonas, respostas precisas baseada em nossos conhecimentos não serão capazes e expor a realidade o realmente aconteceu.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  12. Ao estudar o livro de Jonas, o ESPÍRITO SANTO me mostrou quê, o propósito de Deus para salvação não era só para a cidade de Nínive, era tbm para os três marinheiros(CP.1. vs 14 ,16). A escolha de DEUS por Jonas foi proposital, conhecendo , e sabendo ELE que Jonas iria fugir de seu chamado, tomar outro rumo e nesse outro rumo estava os marinheiros que haveriam de serem salvos. DEUS, um exímio estrategista em se tratando de buscar e salvar os que são seus. Glórias a DEUS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu irmão, nuca tinha visto desta forma, Deus continue abençoando sua vida
      .

      Excluir
  13. Deus abençoe. Estudo de excelência.

    ResponderExcluir