Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O percurso de Jonas

O profeta Jonas recebeu uma instrução de Deus: "Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença." Jn 1.2.

Contudo a história bíblica narra que o profeta não querendo cumprir a missão por: 1) Medo da crueldade dos ninivitas contra os povo hebreu. 2) Desejo de ver o fim deu um inimigo do povo hebreu.

Seguindo o livro, ele sairia de Jerusalém para Nínive (Atual Mossul no Iraque), cobrindo uma distância de aproximadamente 884,72 km.


Mas, devido á algumas razões como as acima citadas o profete Jonas dirigiu-se para Jope (Conhecida atualmente como Jaffa e em 1950 incorporada a Tel-Aviv em Israel) onde existe até hoje um porto marítimo, o atual Jaffa Port, isso leva a uma caminhada inicial de 51,93 km.


Toma um navio ia para Társis, um porto fenício na Espanha, localizado entre os dois estuários do rio Guadalquivir. A atual cidade Társis hoje é Sanlúcar de Barrameda na província de Cádiz. Os dois pontos ficam a uma distância de 3.777,66 km.


Jonas queria, então, ficar a uma distância de 4.365,45 km de distância! Distância de Társis até Nínive.


Jonas queria distância de Nínive (por causa da missão) e de Deus (por causa da negação).

Entretanto no meio do caminho como diz o texto bíblico o mar fica bravio e após inúmeras tentativas sem solução para "acalma-lo" o profeta é lançado ao mar. O texto não faz alusão de ponto algum de referência para isso.

Passado o período de arrependimento de Jonas o grande peixe (leia o artigo O grande peixe é ou não uma Baleia? aqui.) o deixa a costa para fazer sua missão. Também outro ponto sem referencial bíblico quanto a localização, um local que pode servir de referência é a cidade síria de Latakia.

De Latakia na Síria até o destino divinamente indicado de Nínive são 663,09 km. Curiosamente mais perto do que saindo de Jerusalém para Nínive (884,72 km).


Não há como correr de Deus, ou esconder-se, pois Ele contempla nossos pensamentos e ações.

Assim o profeta que tentou fugir salvou por sua pregação uma cidade da destruição.

Conselhos Bíblicos