Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


VASILHAS DECORATIVAS
Parte I

Vasilhas decoradas de Hazor
Tigelas e jarros eram feitos na roda e colocados para secar. Depois de seca, era possível decorar a vasilha conforme o gosto da pessoa. Os métodos de decoração variavam. Alguns artigos eram decorados riscando sua superfície. Em certos casos isso era feito pressionando objetos como corda tecida contra a superfície antes que o vaso deixasse a bancada. 

Outros eram decorados acrescentado barro colorido do lado de fora, seja em faixas ou seguindo um padrão. No geral, barro vermelho ou brando era usado com esse propósito. Outro método de decoração era o "polimento".

O vaso volta à roda e enquanto ia sendo girado, um pedaço de osso, metal ou cerâmica comprimia a superfície para dar-lhe um brilho que se destacava quando colocado no fogo. (Em outras terras, esmaltes de vidro líquido foram inventados. Soda cáustica, chumbo, estanho, cobre e prata eram então necessários, mas isso não foi utilizado pelos judeus).

Qualquer dos métodos de decoração podia ser combinado numa peça. Havia muitas variações possívelis na forma e nos enfeites, aponto de ser agora possível datar o período em que uma vasilha foi feita pelo seu modelo e ornamento. Isso foi usado pelos arqueólogos para datar a destruição de certos prédios, porque nenhuma louça - anão ser de certo estilo - foi encontrada nas ruínas.

A cerâmica cananita que precedeu a ocupação judia era redonda e tinha enfeites pintados, mas depois da conquista, as formas passaram a ser muito mais angulares e o polimento foi substituído por desenhos coloridos.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário