Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

HUMOR - TEMPO PARA RIR


O salmista afirma que Deus habita nos céus e ri (Sl 2.4), e o autor de Provérbios retrata a "mulher forte" como aquela que se regozija (lit. "ri") a respeito dos dias futuros (Pv 31.25). A vida, às vezes, é difícil, e surgem momentos em que precisamos desesperadamente de uma mudança. 

O riso é um dos meios que o Criador nos deu para trocar de marcha e entremear a monotonia com alegria. O humor é um desvio da "estrada da vida" terrena. O riso é uma receita simples e barata para curar algumas das enfermidades e o tédio da vida (Pv 17.22). 

Os médicos creditam propriedades curativas ao humor, principalmente em casos de doenças emocionais, como a depressão. É certo que o humor desfaz tensões e traz tranquilidade.

Com tantas tragédias na vida, optar pelo humor em lugar do desespero é um bom conselho bíblico. O humor geralmente, envolve a aceitação dos altos e baixos da vida e a determinação de não nos levarmos muito a sério. Para combater o estresse, aliviar a tensão e até proporcionar são bens preciosos.

Jesus mesmo era imprevisível, mordaz e espirituosos em sua respostas. Ele usava ironia, jogos de palavras e hipérboles para transmitir suas mensagens (veja Mt 22.15-22, em que Jesus, com inteligência, escapa da armadilha dos fariseus e desmascara a hipocrisia deles). 

Jesus pede a um fariseu uma moeda com a efígie e a inscrição de César, na qual se declarava que César era deus, sabendo que possuir uma moeda daqueles infringia dois mandamentos (Êx 20.3-4).

Ao final da estrava da vida, algum dia, todos nós, provavelmente chegaremos ao mesmo lugar, mas os que derem boas risadas ao longo do caminho desfrutarão melhor a jornada e chegarão mais revigorados.

Fonte: "A Bíblia da Mulher"


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário