Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

As Sete Dispensações

Dispensação “é um período em que o homem é experimentado em relação à sua obediência a alguma revelação especial da vontade tanto permissiva como diretiva de Deus”.

A palavra dispensação deriva do termo grego “oikonimia” que por sua vez significa economia que é a “boa ordem na administração na despesa de uma casa”.

As sete dispensações são:

1 – Dispensação da Inocência

Seu início deu-se na criação e findou-se na queda de Adão. O tempo não é revelado.

2 – Dispensação da Consciência

Esta dispensação começou em Gn 3 e durou cerca de 1656 anos: de zero (0 ) a 1656 a.C., abrangendo o período desde a queda do homem até o dilúvio; Gn 7.21,22.

3 – Dispensação do Governo Humano

Esta dispensação começou em Gn 8.20 e perdurou cerca de 427 anos. Desde o tempo do Dilúvio até a dispersão dos homens sobre a superfície da terra, sendo consolidada com a chamada de Abraão; Gn 10.15; 11.10-19;12.1.

4 – Dispensação Patriarcal

Teve início com a Aliança de Deus com Abraão, cerca de 1963 a.C., ou seja, 427 anos depois do dilúvio. Sua duração foi de 430 anos; Gl 3.17; Hb 11.9,13. A palavra chave é PROMESSA. Por meio desta dispensação, Abraão e seus descendentes vieram a ser herdeiros da promessa.

5 – Dispensação da Lei

Ela teve início em Ex 19.8, quando o povo de Israel proclamou dizendo que “tudo que o Senhor falou, faremos.” Sua extensão é de 1430 anos. Do Sinai ao Calvário; do Êxodo à cruz.

6 – Dispensação da Graça

Esta dispensação começou com a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo e terminará em plenitude com o arrebatamento da Igreja; porém, oficialmente falando, seus efeitos continuarão até Apocalipse 8.1-4.

7 – Dispensação do Reino

Esta dispensação terá, de acordo com a própria escritura, a duração de 1.000 anos; Ap 20.1-6. É também chamada de a dispensação do Governo Divino. Esta dispensação é algo para o futuro, logo após o julgamento das nações descrito em Mt 25.31-46, e antes do Juízo do Grande Trono Branco (GTB). É neste ponto, que se encontra a essência do entendimento do campo da escatologia bíblica, ou seja, compreender o que Deus traçou para o futuro da Igreja, Israel e dos gentios. Esta última dispensação, que é a juntura do presente século e do vindouro, fornece um nítido exemplo de sobreposição das dispensações, isto é, que às vezes há um período transitório entre uma e outra.

Por: Pr. Paulo Mori – Bacharel Teologia – Licenciado Pedagogia – Filosofia; Pós Graduado Docência do Ensino Superior; Técnico Eletrônico.

16 comentários:

  1. SEMPRE TIVE DÚVIDAS SOBRE O QUE REALMENTE SÃO AS DISPENSAÇÕES E HOJE LENDO ESTE DOCUMENTO PARA A GLÓRIA E HONRA DO SENHOR E SALVADOR JESUS TIREI TODAS AS DUVIDAS. FIQUEM TODOS COM DEUS E QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJAM COM TODOS NÓS. OREM POR MIM E MINHA FAMÍLIA (RAFAEL VIEIRA)

    ResponderExcluir
  2. AS DISPENSAÇAOS E REAL E TERÃO O CABAL COMPRIMENTONA ETERNIDADE DE DEUS. QUANDO OS SALVOS ESTARÃO NA GLORIA, PASSARÃO A VIVER ETERNAMENTECOM

    ResponderExcluir
  3. comcordo plenamente e por isso que sou ASSEMBLEIANO de corpo alma e espirito(NAO SOU LEGALISTA)sou comservador fundamentalista amo escatologia biblica:APAZ DO SENHOR JESUS :PB.RONALDO COSTA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERIO DA RECONCILIAÇAO SERRA ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom seria se nos cristaos deicha-semos de defender placas .e defender o criestianismo .um visao rolistica

      Excluir
  4. Da pra emteder um pouco,Agradeço por seu esfoço,porém (Pr) pelos seus dipromas dava para espricar um pouco mas

    ResponderExcluir
  5. Que o Senhor Jesus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  6. Deus seja louvado, agora sim entendi o que são realmente as dispensações biblicas!.

    ResponderExcluir
  7. deus seja louvado pelo seu infinito amor, sempre procurando manter-se em contato com o homem, e nos,... sempre rebeldes.

    ResponderExcluir
  8. isso denota o grande amor de nosso Deus.

    ResponderExcluir
  9. isso denota o quanto DEUS nos ama.

    ResponderExcluir
  10. Parabens Pastor concordo com os seus comentarios. Pr Erinaldo Silva Assembleia de Deus Alexandria Rio grande do Norte

    ResponderExcluir
  11. Pq mtas pessoas como Dr Augusto Nicodemos refultam a teologia da dispensação na escatologia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Desconhecido, obrigado pelo contato e visualização de nosso blog.
      Essa questão de pessoas como o Dr. Augustus Nicodemus, a quem admiro e assisto vários de seus vídeos, é uma questão de observação sistemática da Palavra e não hermenêutica.
      A progressão da revelação bíblica ao longo da história é continua e isso é uma constante para todo fiel usuário das Escrituras.
      A observação de pontos específicos para revelação, provação, reprova e escape para os fiéis e que são considerados o fim de uma dispensação e o começo de outra.
      Doutrinariamente, não há erro demarcar pontos na escala do tempo do estudo bíblico. Fazemos isso com o período das primeiras nações, dos patriarcas, reis e impérios. Há erro se você institui, dogmatiza, que a Palavra está assim separada, pois não está.
      Outrossim, é que seguindo a linha dispensacional ou não, não há variação na proposta divina de salvação oferecida por Deus através de Jesus. Ele voltará e terá os seus juntos de si.
      Portanto, o dispensacionalismo não é uma doutrina! Tem um site com uma explicação bem legal sobre essa questão que compartilho com você ao final desse texto.
      Esse tema é sempre debatido, mas o foco de todo estudo bíblico referente ao futuro dos santos é Cristo.
      Links
      Uma história do dispensacionalismo - https://paleoortodoxo.wordpress.com/2018/05/15/uma-historia-do-dispensacionalismo/
      Como refutar o dispensacionalismo? - Augustus Nicodemus - https://www.youtube.com/watch?v=rP2IfK6Oay8

      Excluir
  12. Pq algumas pessoas como Dr Nicodemos refultam a teologia da dispensação na escatologia?

    ResponderExcluir