Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 1 de março de 2015

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOSO


O MERCADO

O mercado geralmente ficava junto à porta e estava ligado a ela (At 16.19). Os aldeãos levavam seus produtos para vender no mercado e comerciantes de outras partes do país expunham nele as suas mercadorias. Ficava geralmente aberto todos os dias da semana (veja Ne 10.31), pois na ausência de refrigeração as pessoas precisavam comprar alimentos diariamente.

Havia outros"dias de mercado" especiais e ocasiões quase festivas quando chegava uma caravana. Em muitas portas não era permitido entrar com veículos ou até camelos, e o carregador era quem levava então as mercadorias ao mercado. Jesus usou os grandes pesos transportados pelos carregadores como uma ilustração do peso do legalismo que os advogados colocavam sobre o povo de sua época, sem levantar um dedo para ajudá-los (Lc 11.46). Paulo pode ter tido a mesma prática em vista quando nos disse para levar as cargas uns dos outros (Gl 6.2).

O mercado era geralmente um lugar movimentado e alegre, pois havia muita gente circulando nele. Era, portanto, um lugar onde discursos e ensino público podiam ser feitos (At 17.17), e onde os desempregados iam na esperança de conseguir trabalho (Mt 20.3). As casas que rodeavam o mercado serviam muitas vezes para veicular as novidades (Lc 12.3) e para os artesãos trabalharem e venderem seus produtos. O forno público era colocado em algum lugar dessa área.

Pr. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário