Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 8 de março de 2015

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


AS RUAS DA CIDADE
Nos dias do Antigo Testamento, as ruas começavam no mercado. Eram tão estreitas que as pessoas tinha de andar por elas em fila indiana. As casas eram construídas umas contras as outras e a "rua" era o espaço que sobrava. Vilelas estreitas saíam igualmente das ruas, a fim de dar acesso às áreas que ficavam atrás das casas (Pv 7.8). 
Esse sistema criou uma rede tão complexa que era praticamente  impossível para um recém-chegado chegar sozinho a algum lugar. As ruas não eram calçadas e ficavam entulhadas de lixo - tijolos de barro, fragmentos de cerâmico, e refugo - um monte no geral mais alto do que o nível do chão das casas.
Durante o inverno todo o sistema se transformava num verdadeiro pântano e no verão o mau cheiro obrigava as pessoas a trabalhar fora da cidade (veja Sl 18.42); Is 10.6). Não é de admirar que uma das delícias da cidade da Nova Jerusalém seja o seu calçamento (Ap 21.21).
Em vistas das ruas serem tão estreitas e escuras, além das esquinas peculiares, as cidade se tornaram centros de violência (Sl 10.8) e cães, selvagens como lobos, vagavam por elas. Davi ouvia os cães latindo à noite (Sl 29.6) e Jesus sabia que eles viriam comer as migalhas debaixo da mesa (Mt 15.27; Lc 16.1). Os cães não eram populares. O preço de um cão jamais constituía uma oferta monetária (Dt 23.18) e chamar uma pessoa de cachorro era um insulto (Ap 23.15).
As cidade construídas pelos gregos e romanos, em contraste, tendiam a ser bem planejadas e com ruas calçadas. As praças se formavam onde havia cruzamento de ruas importantes e muitas praças foram construídas na frente do prédios públicos. Cesaréia, o por construído pro Herodes, para levar os romanos à Judéia, tinha uma rua principal, com lojas de cada lado, além de banhos e teatros. 
As cadas eram construídas em blocos de quatro e havia prédios importantes de administração e lazer. Antioquia, que Paulo escolheu como sua base, tinha até iluminação pública nas ruas. Surge então a pergunta sobre a razão de tamanho contraste. Como razão básica podemos dizer que, quando os judeus começaram suas construções, eles o fizeram poucos grandes construtores entre eles do tipo de Salomão, Onri e Acabe.


Pr. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário