Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 10 de março de 2015

DIGA SIM AO CHAMADO DO REI

DIGA SIM AO CHAMADO DO REI

Ester 1:10 e Ester 2:16

O livro de Ester foi escrito durante o tempo em que decorreu o término do templo até à missão de Esdras (516 a 458 a.C).

Quem ocupava o trono nesta ocasião era Assuero , filho de Dario mencionado em Esdras(Dario Hitaspes). 

Este rei deu um grande banquete em seu palácio , provavelmente , um banquete que tinha como finalidade, inaugurar a expedição do rei à Grécia ( Comentários da Bíblia da Mulher).

Vasti era o nome da esposa do rei , a qual reinava com ele sobre toda a Pérsia , e nas suas mãos já estavam o domínio da metade do reino .

Na palavra persa o nome Vasti , significa "o mais excelente" .

E , no costume dos persas , ser chamado a presença do rei era uma ordem rígida e não um convite ;  nem mesmo a rainha poderia entrar na presença do rei , sem que por ele tivesse sido chamada. 

No último dia do banquete , tal convocação foi feita a rainha Vasti , que recusou ao chamado . 

Naquele dia , ao mesmo tempo em que o rei fazia seu banquete no salão nobre do Palácio , ela fazia seu próprio banquete  às mulheres do reino .

O texto diz que Assuero se inflamou de ira , sentiu-se humilhado , desonrado perante seus convidados e súditos (Ester 1 :12) . 

O desprezo da Rainha Vasti ao chamado , tornou-se público em toda a província dos medos e dos persas , e foi promulgada uma lei (Ester 1:19) irrevogável , da qual Vasti jamais poderia entrar na presença do Rei .

Foi sugerido ao rei , que arrumasse para si uma esposa que dignificasse a autoridade dele . 

Então, o rei convocou comissários para que fossem em toda a província , e trouxessem à sua presença moças virgens , formosas e de boa aparência (Ester 2:2).

Ester , uma judia criada pelo seu tio Mordecai , foi levada a casa do rei ,para ser uma das escolhidas pelo rei para reinar junto com ele .

Neste tempo Ester e outras moças teriam um tempo de preparo para o grande dia em que o rei escolheria uma delas . 

Passado os 12 meses de preparação , o rei amou a Ester , e colocou sobre sua cabeça a coroa real , e a fez rainha no lugar de Vasti (Ester 2:17) . 

À Ester , foi passado a metade do reino Persa , e ela alcançou favor de todo o Império .

A palavra de Deus é algo fascinante . 

Como nos deliciamos com essas histórias e aprendemos com elas ?

O que podemos absorver deste texto ?

Neste texto , a figura do rei Assuero simboliza Jesus , o Rei dos Reis , e a rainha Vasti simboliza a Igreja (cristãos ).

Jesus , não nos faz somente um convite para entrarmos na sua presença , mas nos faz uma convocação santa , isso quer dizer:

 " É Pegar ou Largar" 

Quantas pessoas , são convocadas para um grande Projeto de Deus , foram chamadas em Jesus , e quando Jesus diz : 

É agora . 

Recuam , e não entram na presença d'Ele . 

Deus , não tem prazer na alma que retrocede.

Afinal , Vasti tinha um missão junto ao rei Assuero . 

O que deve ter passado na mente dela ? 

Talvez pensou que ele não iria achar ruim recusar , já que estavam juntos a tanto tempo e que ele entenderia sua indisposição.

Amados !! 

Não devemos esquecer das primeiras obras , devemos lembrar-nos de onde Jesus nos tirou , e amá-lo com todas as nossas forças .

Fomos lavados (as) pelo sangue de Jesus , temos livre a acesso a salvação , mas não podemos brincar com o chamado , e para cumpri-lo há um preço a ser pago , primeiro de submissão a vontade d'Ele , santidade e renúncia .

Infelizmente , são poucos os que tem ouvidos espirituais hoje em dia , devido aos muitos interesses próprios .

Muitos dos que aceitaram Jesus , e quando ainda estavam no primeiro amor queriam ir à África , a Índia , à China (Comunista), queriam ser pastores , missionários e , ao caminhar com Cristo Jesus , viram que para manter a chama acesa deve-se buscar do fogo , e este fogo é conquistado na presença do rei,  com o coração quebrantado .

A atitude de Vasti , foi uma atitude de relaxo e desdém ao Reino.

Deus nos chamou para o servimos e , de antemão já preparou as obras para que andássemos nelas .

Lembro-me , de uma palavra  em um culto que me impactou : _ "Eu não ligo que falem de mim ou tentem tocar-me , mas , não toquem e não mexam com a obra que Deus colocou em minhas mãos , porque aí eu viro um leão ".

A obra , o propósito , ao qual Deus nos chamou , é pra honrar e glorificar o nome do Senhor , e muitas vidas serão alcançadas , seja na Igreja , seja no seu trabalho , seja na sua vizinhança , onde ele te colocar .

Cumpra seu chamado em todos os âmbitos . 

E , sabe de uma coisa : 

Deus esmagará todos que tentarem impedir seu chamado, porque Deus zela em cumprir todas as suas promessas .

Sossega querido (a) ,continua orando e crendo . 

Não desista não !!

Você sabe o qual é o teu chamado , ou o que Deus quer de você ?

Comece no pouco e ele te honrará.

Lembrei de Rebeca , ao receber o chamado para sair da sua terra e, ir ao encontro do seu futuro esposo Isaque , ela respondeu ao chamado dizendo : 

 Eu irei (Gn 24:52) 
.
E você o que diz para Jesus hoje ?

Assim como Deus levantou a Ester para reinar com Assuero , Deus levanta outra pessoa pra reinar no seu lugar , caso você não queira , há um propósito , há uma promessa .

Por isso , andemos no Espírito e não na carne (Gl 19:16), que possamos ouvir o que o Espírito diz á nós , Igreja do Senhor (Ap.2:29 ) .

Não deixe que tomem a tua coroa , não deixe que tirem o que Deus já te deu por herança.

Diga sim ao chamado do Senhor e saiba que , a tua vontade não é tão perfeita quanto a vontade de Deus . 

Renda-se .


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário