Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 18 de janeiro de 2014

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


ARTESÕES EM COURO E TECIDOS

As tendas eram originalmente feitas de peles; só mais tarde essas foram substituídas por pelo de cabra. Portanto, o tendeiro era alguém que trabalhava com couro e o nome ficou (At 18.3), embora o couro fosse usado para fazer recipientes, cintos e equipamento militar, tal como capacetes, escudos e fundas. 

Um tendeiro (ou artesão em couro) tinha de tirar primeiro a pele do animal, remover depois o pelo, torná-la macia para o uso e algumas fezes tingi-la . Os pelos eram removido raspando, molhando e aplicando cal. As peles era então mergulhadas em água contendo cascas de carvalho e folhas de sumagre, esfregados co estrume de cachorro e depois marteladas. 

O trabalho era tão malcheiroso que o curtidor tinha de trabalhas fora da cidade e na direção do vento predominante, e era tão desagradável pessoalmente que podia tornar-se causa de divórcio. Quando os servos de Cornélio foram procurar a casa de Simão, o curtidor, em Jope, não devem ter tido dificuldade em achá-la (At 10.6).

Os tecidos de linho e de lã se desenvolveram muito cedo. Entre os judeus, o roupa de lã era a norma. Depois de lã da ovelha ter sido lavada, ela era penteada a fim de prepará-la para ser tecida. A fiação era feita usando uma vareta de madeira ou fuso, que tinha um chanfro ou gancho em uma das extremidades. Na outra extremidade havia um peso, uma pedra com um furo no centro. 

O peso era feito de barro, pedra ou osso e dava movimento à vareta quando ela era girada. A fiandeira puxava alguns fios da lã penteada presa debaixo do braço esquerdo e prendia os fios no chanfro ou gancho. Ele torcia então o fuso e o deixava cair até quase chegar ao chão. 

Ao cair e girar, o fuso puxava um fio de lã que era então enrolado em torno da vareta antes que o processo fosse repetido várias vezes. Embora cores naturais fossem usadas na tecelagem, era possível tingir o fio. Este era limpo com salitre e sabão (Jr 2.22) antes de ser tingido.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário