Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A importância da Bíblia - Quinta Parte

O que é a Bíblia?

Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 66 livros, uma minibiblioteca que destaca a aliança e plano de salvação de Deus para com a humanidade.

A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. É a definição canônica mais curta da Bíblia.

Ela está dividida em dois principais contextos o Antigo Testamento, ou Antiga Aliança que narra a criação de tudo, a queda do homem, a criação da nação israelita, a consolidação do povo judeu e das promessas do Messias vindouro. A outra parte é o Novo Testamento, ou a Nova Aliança que narra a história do início do Cristianismo com o nascimento, ministério e morte de Cristo como ponto de partida e cumprindo as promessas da Antiga Aliança.

Tudo o que Deus tem preparado para o homem, bem como o que Ele requer do homem, e tudo o que o homem precisa saber espiritualmente da parte dele quanto a sua redenção e felicidade eterna, está revelado na Bíblia. Tudo o que o homem tem a fazer é tomar a Palavra de Deus e apropriar-se dela pela fé.

O autor da Bíblia é Deus; seu real interprete é o Espírito Santo, e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo.

O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo ou santificado.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário