Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PERSONAGENS BÍBLICOS


RÚBEN

Jacó trabalhou quase como um escravo durante sete anos a fim de se casar com Raquel, filha de Labão, a quem amava. Naqueles deias, as noivas ficavam inteiramente cobertas com véu até o casamento ser consumado, e no casamento Labão colocou Lia, sua filha mais velha, no lugar de Raquel.

Jacó só descobriu que fora engando na manhã seguinte (Gn 29.25 em diante). Pela lei da época, o casamento era legal se fosse consumado. Por isso, ele concordou em trabalhar mais sete anos para se casar com Raquel.

Lia deu à luz a Rúben, seu primeiro filho. Como a maioria dos homens de sua família (incluindo seu pai), ele era um embusteiro. Ele praticou sexo com Bila, a concubina de seu pai e escrava de Raquel (Gn 35.22), com quem Jacó teve dois filhos, e Naftali

Essa pode ter sido uma tentativa de usurpar a autoridade de Jacó. Como consequência, Rúben perdeu o direito de ser o líder de todos os filhos de Jacó e de suas tribos. Por fim, essa posição foi ocupada por José.

Contudo, Rúben redimiu-se um pouco aos olhos da História. Quando o resto de seus irmãos quis matar José, Rúben exerceu sua autoridade sobre eles e os impediu, aparentemente esperando eles esfriarem a cabeça para pensar melhor. 

Em vez disso, eles o venderam como escravo para mercadores que estavam de passagem (Gn 37.21 em diante).Como se sabe, José acabou se tornando o segundo homem mais poderoso do Egito, e levou sua família para viver lá.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário