Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Você conhece a história deste homem?

Gogue e Magogue

Gogue e Magogue não teriam muita importância para os leitores da Bíblia se não fosse a referência feita a eles no livro de Apocalipse. O texto diz: "Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para o batalha" (Ap 20.7-8).
Eles se tornaram personagens (ou lugares?) dignos de atenção na interpretação de todos os que tomam o relato apocalíptico literalmente. Magogue é identificado como um neto de Noé, filho de Jafé (Gn 10.2), mas em Ezequiel 38.2, Magogue aparece como uma nação - possivelmente a nação dos descendentes de Magogue. Gogue parece ser o rei de Magogue, que representa um grupo de nações que se aliam ao norte no ataque contra Israel.
Ezequiel profetizou que eles sofreriam um grande derrota. É difícil estabelecer a identidade histórica de Gogue, embora alguns aleguem que se trata de Giges, um antigo rei da Lídia, uma nação da parte ocidental da Ásia Menor. O principal significado profético de Gogue e Magogue, sejam eles pessoas ou nações, é que, independentemente da força das alianças contra os justos de Israel (ou, no caso de Apocalipse, contra os cristãos justos), o poder de Deus os derrotará.

Fonte: Extraído do livro - Todos os Personagens da Bíblia de A a Z, Richard R. Losch - Editora Tempus, pág. 114

Nenhum comentário:

Postar um comentário