Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O SONO

(Mensagem Instrutiva)

O leitor conhece alguma coisa relacionada com o sono, ou algum fato que leva a descobrir como se processa o sono? De modo geral, parece que todas as pessoas sabem o que é o sono, mas, em realidade, o que sabem é dormir e nada mais.

Se dissermos que quando estamos dormindo a metade inferior do nosso corpo pesa mais que a metade superior, não revelamos nenhuma novidade, nem cometemos qualquer inverdade, pois o que dizemos são fatos comprovados. Não vem ao acaso, ainda que possamos fazê-lo, dizer que o cérebro é mais leve que os pés, nem explicar que, ao deitar-se, o tronco do corpo só o faz depois que as pernas se acomodaram.

Isso explica-se pelo seguinte: Quando estamos a dormir, o sangue do cérebro vai pra outras partes do corpo. Qualquer médico, com certo cuidado, é claro, pode fazer adormecer, em poucos segundos um homem, comprimindo-lhe as grandes artérias do pescoço. Note-se que não se trata de hipnotismo. O hipnotismo é uma forma de sono durante o qual o paciente pode andar, falar, dançar, mudar de cadeira, enfim, por ordem de quem o hipnotisa.

Alguns estudiosos do assunto afirmam que somente uma parte do cérebro dorme durante o sono, porém é dificil saber qual parte que fica desperta.

O que se sabe, é que a noção do tempo, quando dormimos, é mais forte, do que quando estamos despertos.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário