Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 23 de janeiro de 2010

DEUTERONÔMIO 28 OU MATEUS 6?


É comum ouvirmos hoje nas igrejas sobre BENÇÃOS. Antes de abordar este assunto, gostaria de deixar claro que não sou contra as bênçãos do Senhor. Sou pentecostal e creio nos milagres de Deus. Porém não sou fanático, tapado, nem ando fazendo o que dizem ser certo, sem uma análise. Não creio em tudo o que é dito, profetizado ou ensinado, sem antes de uma avaliação bíblica e uma busca de discernimento do Espírito.

Ouço muito a leitura do livro de Deuteronômio 28, e muitas pessoas profetizando na vida de outros sobre as bênçãos decorrentes deste capítulo. É benção para mais de metro. Virou até jargão citar o versículo dois “E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão...” E Então ouvimos: “Aqui as bênçãos correm atrás dos crentes!”. É meu irmão! Por incrível que pareça, quando alguém não tem um testemunho para contar da aquisição de um carro, casa, moto, terreno, dinheiro na conta etc., é comum ouvirmos dizer: Este irmão está em pecado! Não recebe BENÇÃOS! Ou está correndo demais, por isso as bênçãos não o alcançam. Eu creio que as bênçãos estão atrás dos fiéis. Opa, creio, é bíblico que Deus as acrescenta em nossa vida, mas a referência não é Dt 28.2.

As bênçãos de Deuteronômio 28, onde o Senhor promete a exaltação sobre as demais nações, a queda dos inimigos, a multiplicação nos celeiros, na dispensa, o cuidado com animais, abundância de bens, a chuva o sol, não é especificamente para a igreja. Outro versículo muito recitado, desejado e decretado é o 13 “E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo...” somente a parte “a” como também o versículo 2 já citado acima.

Em primeiro lugar, esta promessa é para o povo de Israel que viviam sobre a dispensação da Lei. Era as últimas promessas antes de o povo entrar na Terra Santa. Isso se cumpre hoje na vida de Israel, é cabeça e não calda, país rico em abundância.


Se quisermos voltar a estar debaixo do julgo da Lei, devemos cumprir outros mandamentos dela, não somente este. Porque não Deuteronômio 21.18-21? “Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá”.

Em segundo lugar, as bênçãos de Deuteronômio são condicionais, isto é: Estabelece uma postura, exigência, decisão e atitudes a serem tomadas para o verdadeiro cumprimento dela na vida de Israel. No versículo um a condição é “SE” ouvires a voz de Deus e guardar os seus mandamentos. Israel para receber as bênçãos, era necessário estar atento à voz de Deus e pronto a guardar os seus mandamentos.


Mesmo que estas bênçãos fossem prometidas para a igreja em especial, a condição era ouvir e guardar. Somente campanhas não seriam necessárias, sete, dez ou cem dias de campanhas não seriam suficientes. Quantas pessoas enroladas, desobedientes e sem compromissos estão fazendo campanhas, decretando e determinado as bênçãos de Deuteronômio em suas vidas? Além da aplicação do texto ser errada, a condição exigida é ignorada.

A segunda parte de Deuteronômio

Ninguém recita e não lêem a segunda parte de Deuteronômio que começa nos versículos13 em diante. O castigo pela desobediência, em ignorar e não guardar os mandamentos. Se Israel não der ouvidos à voz de Deus, seriam malditos, a turbação, a perdição, a pestilência viria sobre eles. A chuva e a colheita cessariam, o gado e a terra seriam minguados. Os inimigos os venceriam, e ao invés das bênçãos, as maldições os alcançariam. Porque será que ninguém ensina sobre a desobediência e suas conseqüências nas campanhas? Quantas pessoas precisam fazer campanhas para serem mais íntegros, fiéis, cumpridores e não somente ouvintes? A valorização do “ter”, nestes dias de valores invertidos é mais importante do que o “ser”. Mas a Bíblia continua a mesma com suas palavras e ensinos infalíveis.

Mateus 6.33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Quais coisas serão acrescentadas? Apartir do versículo 19, estas coisas são descritas como: O tesouro, a comida, a bebida, a vestimenta, “De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Por isso escrevi acima que creio que as bênçãos acompanham os fiéis, mas aqueles que ouvem e guardam e buscam o reino.

O segredo para ser abençoado não é deixar a Bíblia aberta em Deuteronômio 28, não é fazer campanha de sete ou trinta e sete dias, mas buscar o reino. Você deve estar perguntando: O que é o reino? Como faço para buscar o reino e ser abençoado? O reino de Deus (ou dos céus), não é somente a dispensação do milênio no futuro, após a grande tribulação. O reino de Deus é toda a soberania e poder de Deus, contra a destruição do sistema mundano e do Diabo.

O reino de Deus começa em nossos corações. "Se alguém me ama guardará a minha palavra, e meu pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (Jo 14.23). Quando a trindade mora em nossos corações, obviamente passa a reinar em nossas vidas. É em função disso que o apóstolo Paulo escreve aos gálatas dizendo: "E vivo não, mas eu, mas Cristo vive em mim..." (Gl 2.20). Cristo habita em nós e se torna o manancial de toda a nossa vida e o centro de todos os nossos pensamentos, palavras e ações. Queres as bênçãos de Deus? Guarde a sua palavra. Observe que está em concordância com Dt 20.1 que ordena a Israel ouvir a voz e guardar os seus mandamentos.

Os discípulos presenciaram a chegada do reino de Deus quando viram Jesus expulsar demônios e salvar almas como ele havia dito. "Mas se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseqüentemente chegado a vós o reino de Deus"(Mt 12.28). Eles viram Jesus livrar a humanidade das forças demoníacas, também receberam poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios (Mc 1.34,39 35-15). O poder de Deus vai recuando o domínio de satanás, e o reino de Deus vão se implantando. Queres as bênçãos de Deus? Então pregues o evangelho, liberte as almas aprisionadas, assim estarás buscando o reino de Deus, e as demais coisas (tesouro, comida, bebida, vestimentas etc.) serão acrescentadas em sua vida.

EV.Geziel Silva Costa
www.alertafinal.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário