Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

COISAS QUE NÃO SE DEVE ENSINAR


É longa, muito longa, a lista de coisas de que estamos dispensados de ensinar, em casa, na escola, seja onde for. O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses fez esta admirável declaração: "Já aprendi a contentar-me com o que tenho" (Fp 4.10). Trata-se de uma declaração arrojada que nem todos os homens podem subscrever.


O contentamento, sejam quais forem as circustâncias, deve ser ensinado e cultivado. A declaração do apóstolo faz supor que houve ocasiões em que estava contente com as circunstâncias, isto é, sentia o que quase todos sentem e não devemos ensinar. "Já aprendi a contentar-me" revela que chegara o momento em que aprendera e alcançara o que não possuía.


Se acaso os negócios não acontecem como nós desejamos, então em lugar de contentamento haverá DESCONTENTAMENTO. Note-se que a frustração, a murmuração levam naturalmente ao descontentamento.


Não se torna necessário ensinar aos homens a se tornarem descontentes. Não é necessário ensiná-los a se mexerem. Essas coisas eles as aprendem muito bem; sem que lhes ensinemos. Portanto, estamos dispensados de ensiná-las; prestamos um benefício aos homens e à sociedade, se não ensinarmos nem contribuirmos para o descontentamento. As coisas negativas não necessitam de incentivo nem de cultivo. Já as coisas preciosas que ornamentam a vida, não crescem sozinhas; exijem cultivo e cuidado diários


"Já aprendir a contentar-me". Quantos de nós poderemos fazer nossas as palavras de Paulo? Quantos de nós poderemos proclamar, finalmente, que aprendemos a estar contentes com todas as coisas?


Não é fácil cultivar a flor do contentamento, não é fácil conservá-la viçosa e atraente, mas vale a pena olhar para trás, para os insucessores e poder declarar: Já aprendi a contentar-me com o que tenho; já aprendi a viver com o que Deus me dá; já aprendi a aconselhar outros para se contentarem com o que têm, isto é, com a graça de Deus, que vale mais do que todas as riquezas do mundo.

Autor: Emilio Conde (Escola Bíblica - 1970)

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário