Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

SOFRIMENTO - O DILEMA DO DESAMPARO


Talvez a forma mais brutal e degradante de sofrimento seja o tratamento cruel. O estupro aparece na história da filha do rei Davi, Tama (2Sm 13.1-22). A morte é encontrada no relato da filha de Jefté (Jz 11.29-40). Jefté, fora da vontade de Deus, faz um voto: caso vencesse a batalha, oferecia como holocausto a primeira pessoa que o saudasse no retorno ao lar. Sua única filha tornou-se essa pessoa e, para manter a palavra, cumpriu o voto.

A trágica ironia em relação a Jefté é que Deus desejava lhe dar a vitória sem qualquer tipo de negociação. Ao final, sua filha recebeu a verdadeira vitória, porque, ao obedecer ao pai, seu nome foi perpetuado entre as mulheres de Israel de tal forma que nem seu pai ou sua descendência teriam assegurado.

A Bíblia não apresenta uma solução fácil para o problema do sofrimento. Pelo contrário, o sofrimento de Cristo é o nosso exemplo. Ao participar de nossa dor por meio do seu próprio sofrimento e ao ressurgir da total destruição, Jesus Cristo mostrou que, além do horror do sofrimento humano, existe um caminho para a vitória que, de algum modo, transforma nosso mundo decaído e o leva de volta à sua glória passada.

"A Bíblia da Mulher"

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário