Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

ONDE TUDO COMEÇA?

Leitura : Tiago 3.13; 4,6

Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.
Tiago 3.16

Dois navios colidiram no Mar Negro em 1986, lançado centenas de passageiros nas águas geladas, provocando mortes. As notícias do desastre tornaram-se mais terríveis quando uma investigação revelou que o acidente foi causado por teimosia humana.

Cada capitão estava ciente da presença do outro navio e ambos poderiam ter optado por uma ação preventiva para evitar a colisão. Mas nenhum deles quis ceder ao outro. Quando viram o erro que cometeram, era tarde demais.

Segundo Tiago, pelas mesmas razões, perda  e destruição ainda maiores podem ocorrer nos relacionamento humanos (3.14-16). Preferimos culpar as diferenças políticas e religiosas pelos problemas do mundo. Mas Tiago disse que a raiz do problema "é inveja amargurada e sentimento faccioso" (3.14), que brotam do orgulho. Foi o que fez Lúcifer cair do céu (Is 14.12), e Adão e Eva perderem sua inocência no Éden (Gn 3.6).

Então qual a solução? Como podemos evitar que ambição e orgulho transformem-se num desastre maior? Devemos permanecer na "sabedoria lá do alto" - uma sabedoria que é "pura; depois pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos" (Tg 3.17). Isso marcará o princípio da harmonia - não a destruição.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Conselhos Bíblicos