Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

JUDAÍSMO MESSIÂNICO


MEZUZÁ
Parte I

A mezuzá é um objeto que é fixado no batente (ou umbral) da porta dos lares judaicos em todo o mundo. Nela contém a passagem bíblica do Shemá (Dt 6.4) que diz: "Ouve Oh! Israel, o Senhor nosso D-us é o único Senhor". Esta passagem bíblica é repetida pelo menos duas vezes pelos judeus diariamente. 

Quando declaram isso, lembram-se de quem é o Senhor para Israel! Há também um fator interessante aqui. A mezuzá é fixada no umbral da porta numa posição inclinada, lembrando-nos que, para mantermos um relacionamento ideal precisamos estar dispostos a fazer concessões co todos que moram dentro do lar e no nosso convívio.

A porta na Bíblia tem significados muito profundos. A porta significava o local onde as autoridades se reuniam para tomar decisões e julgar as causas. É então local de autoridade, força e poder.

Vejamos então que é justamente no umbral da porta que é fixada a mezuzá. É ali que, quando chegamos a nossa casa devemos enxergá-la e lembramo-nos de que, no local de autoridade de nossa casa está a Palavra do Senhor declarando que Ele é o único Senhor!

E este objeto é fixado nas portas das residências judaicas em obediência à Deuteronômio 6.9 que diz: "E as escreverás nos umbrais de lua casa, e nas tuas portas". Muitos se perguntam: mas é somente por isso? Quero lembrá-lo que está escrito que "É melhor obedecer do que sacrificar" (1Sm 15.22). 

O fato de qualquer pessoa obedecer ao Senhor e à sua Palavra traz consigo também as bênçãos do Eterno. E nós sabemos disso: obediência é igual ao cumprimento das promessas do Senhor! Porém existe uma diferença entre o povo de Israel e a Igreja: eles obedecem e são abençoados; nós clamamos por bênçãos e nem sempre obedecemos!

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário