Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS


EUNICE

Eunice era uma cristã de Listra, na Galácia, Ásia Menor. Ela era mãe de Timóteo, companheiro de Paulo, e a filha de Lóide, uma cristã (2Tm 1.5). É possível que ela, como cristã gálata, tivesse herança judaica e tenha sido criada como cristã pela mãe, esta provavelmente convertida do judaísmo.

Eunice foi casada com um gentio que, ao que parece, era pagão (At 16.1). Paulo referia-se a ele como grego, embora esse termo fosse usado com mais frequência para se referir a não-cristãos que não fossem judeus. Visto que a mãe e a avó de Timóteo eram cristãs, é provável que ele tenha sido criado como cristão, e não como pagão, embora, naquela época, o pai fosse responsável pela educação religiosa do filho.

Contudo, a maioria dos pagãos romanos e gregos era muito tolerante com as outras religiões. Para eles, a única ofensa grave era o ateísmo, pois isso enfureceria os deuses e traria má sorte para quem o tolerasse. O cristianismo, na maior parte do Império Romano, ainda não era considerado uma fé inimiga.

Na segunda epístola de Paulo para Timóteo, ele menciona a firme fé de Eunice e da mãe esta, indicando que Paulo senti que a juventude de Timóteo foi equilibrada pela forte tradição cristã em que foi criado.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário