Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PERSONAGENS BÍBLICAS


ABIATAR
Parte Final

Os amalequitas atacaram Ziclague, a cidade onde Davi e seus homens haviam se estabelecido, e levaram todas as mulheres e crianças (incluindo as duas esposas de Davi). Abiatar ofereceu-se para usar as pedras sagradas para determinar se Davi poderia derrotar os amalequitas, muito mais fortes (1Sm 30.7-8). O prognóstico indicou vitória, e Davi os atacou e os venceu.

Depois que Davi tomou Jerusalém e a transformou em sua capital, ele trouxe a arca da aliança para essa cidade, escolhendo Abiatar e Zadoque como responsáveis por cuidar dela. Quando a rebelião de Absalão forçou Davi a fugir de Jerusalém, esses dois sacerdotes permaneceram na cidade e sempre lhe enviavam notícias sobre a revolta. Depois que Absalão foi derrotado, Abiatar desempenhou um papel essencial para restaurar Davi a seu trono.

Quando Davi morreu, assumiu-se que se filho mais velho, Adonias, seria seu herdeiro. Entretanto, Adonias e Salomão, filho de Davi com Bate-Seba, lutaram pelo poder. Abiatar deu a Adonias seu apoio e conselho, pois desconhecia que Davi prometera a Bate-Seba que Salomão seria quem reinaria. Zadoque apoiou a reivindicação de Salomão. Quando foi coroado, ele matou Adonias e todos que o apoiavam, mas, em honra ao serviço leal de Abiatar a seu pai, ele permitiu que este vivesse. contudo, ele o depôs, forçando-o a retirar-se para Anote, onde a família tinha terras. É possível que o profeta Jeremias seja descendente de Abiatar (Jr 1.1).

Em Marcos 2.26, menciona-se erroneamente Abiatar como o sumo sacerdote de Nobe. Entretanto, ele só assumiu a posição de sumo sacerdote posteriormente, em Jerusalém. Seu pai, Aimeleque, era o sumo sacerdote em Nobe. Estudiosos acreditam que isso é o resultado de uma rota adicional ou do escritor de 2Samuel 8.17 (os documentos originais foram perdidos há muito tempo).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário