Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 6 de outubro de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

A FUNDA

O pastor usava como armas um bastão pesado e uma funda. O bastão é referido no Salmo 23.4 como "cajado", mas era uma arma pesada, e pedras de pederneira (mais tarde pregos) eram muitas vezes incrustadas na extremidade "funcional" para torná-la mais eficaz.

A funda era composta de uma tira larga de couro que podia segurar com firmeza uma pedra de cerca de 40mm de diâmetro. A tira era presa a duas cordinhas feitas de tendões, corda ou couro de cerda de 60cm de comprimento.

A pedra era colocada na bolsinha e a funda girada, de modo que a pedra não se desprendia por causa da força centrífuga. Quando um dos cordões era afrouxado, a pedra saltava com força tremenda. Nas mãos do pastor que tivesse tempo para praticar, a funda podia ser usada com grande precisão.

Ela era também usada para controlar as ovelhas. Uma pedra bem colocada, caindo à frente da ovelha desgarrada do rebanho, a fazia voltar. Quando a ovelha ficava cansada ou doente, o pastor a carregar nos ombros (Lc 15.5) e quando se perdia, ele ia à procura dela (Sl 119.176; Is 53.6; Lc 15.3-6).

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário