Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SABEDORIA-TRES FILTROS


Na Antiga Grécia, Sócrates foi famoso por sua sabedoria e pelo grande respeito que tinha por todos.


Um dia, um conhecido encontrou-se com o grande filósofo e disse-lhe:

- Sabes o que ouvi sobre o teu amigo?

- Espera um minuto, replicou Sócrates, antes que me digas qualquer coisa, quero que passes por um pequeno exame. 

Eu chamo-o de exame do Triplo Filtro.


-Triplo Filtro? Perguntou o outro .

- Correto, continuou Sócrates.

Antes de que me fales sobre o meu amigo, pode ser uma boa ideia filtrar três vezes o que me vais dizer.

É por isso que o chamo “Exame do Triplo Filtro.”

O primeiro filtro é a VERDADE.

Estás absolutamente seguro de que o que me vais dizer é certo?

- Não, disse o homem, realmente só ouvi dizer e...

-Bem, disse Sócrates, então realmente não sabes se é certo ou não.

Agora permite-me aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE.

É algo de bom o que vai me dizer de meu amigo?

- Não, pelo contrário…

- Então, desejas-me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo.

Mesmo que agora eu quisesse escutar-te, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE.

Servirá de algo para mim saber o que me vais dizer do meu amigo?

- Não, na verdade não.

- Bem, concluiu Sócrates, se o que desejas dizer-me não é certo, nem bom e tão-pouco me será útil... porque iria eu querer saber?

"Usa sempre este Triplo Filtro cada vez que ouvires comentários sobre alguns dos teus amigos.

A Amizade é algo inviolável.

Nunca percas um amigo por um mal entendido ou comentário sem fundamento."





Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário