Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS



ABIATAR
Parte 1

Abiatar era um dos mais importantes descendentes do sacerdote ele, e o último deles a servir como sumo sacerdote. Como o sacerdócio era hereditário, ele estudou para ocupar o posto de seu pai, Aimeleque, o sumo sacerdote no santuário em Nobe. 

Aimeleque era bisneto de Eli e, portanto, os sacerdotes sob seu comando eram basicamente guardiões dos santuários sagrados.

Nobe era um santuário calmo e bucólico, um tipo de comunidade monástica. Parece que foi fundado por Aitube, avô de Abiatar, depois que os filisteus destruíram o santuário sagrado em Siló, onde Eli fora sumo sacerdote. 

O apoio dos sacerdotes de Nobe a Davi pode ter sido o principal fator para que Davi ganhasse o apoio da aliança das tribos do norte, tornando-se o rei deles.

Entretanto, esse pacífico santuário tornou-se repentinamente um local de horror por causa da raiva cega do rei Saul. Quando Saul perseguiu Davi com o intuito de matá-lo, os sacerdotes de Nobe o alimentaram e deram-lhe a espada que havia pertencido a Golias, o gigante filisteu que ele matara muitos anos antes (1Sm 21.8 em diante). 

Quando Saul ficou sabendo disso, ordenou de Doegue, o edomita, matasse toda comunidade com oitenta e cinco sacerdotes (1Sm 22.18 em diante).

Apenas Abiatar escapou, salvando o colete sacerdotal, a peça do vestuário do sumo sacerdote encravado de pedras sagradas, usado em conformidade com a vontade de Deus. 

Abiatar juntou-se ao grupo rebelde de Davi, utilizando com freqüência o colete sacerdotal para orientar as decisões de Davi (1Sm 23.8 em diante).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário