Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

JUDAÍSMO MESSIÂNICO


KIPÁ

O kipa é um simbolo para o judeu e significa estar sujeito à Deus; estar sob sua autoridade. O kipa nos lembra do tamanho de nossa estatura; daí para cima quem comanda é D'us!

O fato de ser sujeito á D'us é muito importante e muitas vezes nos esquecemos de que D'us é quem comanda, dirige, conduz nossa vida e que automaticamente, devemos nos sujeitar a Ele em todos os aspectos de nossa vida! Disso deduzimos que o Senhor tem toda a autoridade sobre a nossa vida.

Mas será que na prática é assim que tudo funciona? Nem sempre. Por isso cremos que é muito importante a simbologia do kipa, pois ele nos ajuda a nos lembrarmos de Quem está no comando da nossa própria vida!

Cobrindo a cabeça os judeus lembram-se da onipresença de D'us e com este ato conscientizam-se  que a essência da Torá é a humildade (Lv. 8.9; 1.5-4).

É interessante como O Senhor se utiliza de meios e artifícios para que nos lembremos e tomemos consciência  daquilo que ele quer fixar em nossos corações através deste e de outros símbolos.

Você pode estar se perguntando: será que agora eu devo usar também o kipa? Estou obrigado a me portar como um judeu?

A resposta é não! Lembremo-nos que o uso ou não do kipa e de outros símbolos não influenciam em nossa salvação! Continuarmos salvos, pois fomos comprados pelo precioso sangue de Yeshua que nos resgatou do império das trevas. Porém devemos também nos lembrar de não desprezamos estas coisas e não criticamos aqueles irmãos do quem D'us tem cobrado o uso de tais "paramentos".

Sabemos que o Espírito Santo se relaciona com cada indivíduo de forma única. Temos visto que após a ministração da palavra e do ensinamento sobre esse símbolo, pessoas nos procuram dizendo: "Pastor, o Eterno me tocou dizendo que eu também devo usar o kipa  como um sinal para minha vida". 

Nós então perguntamos a estas pessoas: "Vocês realmente entendem o que significa isso? Entendeu que não é uma imposição, não deve ser um jugo para você e que isso somente será uma benção para você se o irmão  tomar isso como apenas um sinal diante de D'us?".

Novamente queremos dizer: D'us não que impor algo ao seu povo, mas sim trazer-lhe maior conhecimento de Si mesmo e de sua Palavra através daquilo que ele revela ao seu povo. Você poderá até vir a usar o kipa  um dia, mas faça-o somente se o Senhor lhe disser, de forma clara, que você deve fazê-lo. E só então laça com humildade, não para ser o destaque da Igreja ou porque é bonito ou traz ou status maior a você?


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário