Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


CAÇADAS

A caçada não era um ocupação fácil. Armadinhas eram construídas para prender os grandes animais. As covas eram cobertas com folhas e galhos  e no geral se faziam vidas de acesso para atrair os animais em direção a elas.

Ezequiel conta como um leão foi apanhado numa dessas armadilhas. Ele emprega a ilustração como um exemplo do que acontecerá aos príncipes de Israel (Jr 48.44; Ez 19.1-4). Em outros casos era usada uma rede, suspendendo-a algumas vezes sobre a armadilha e outras presa ao solo. Em alguns casos a rede provavelmente cobria o animal.

Jó 18.8-10 se refere a alguns dos métodos de prender animais - nesse caso com respeito a um homem perverso:

"Porque por seus próprios pés é lançado na rede e andará na boca de forje. A armadilha o apanhará pelo calcanhar, e o laço o prenderá. A corda está escondida na terra, e a armadilha, na vereda".

Uma vez preso o animal, ele era morto com arco e flecha, lança ou faca (veja também Ec 9.12; Is 51.20; Ez 12.13; Am 3.5).

As leis de alimentação do Antigo Testamento proibiam que muitos animais fossem comidos (Lv 11) e outras leis estabeleciam como os animais deviam ser mortos antes de serem comidos (Lv 17.13; Dt 12.15).

O sangue do animal tinha de ser escorrido. Se o caçador apanhasse algo que não tivesse matado, por ter morrido naturalmente ou sido morto por outro animal, ele se tornava ritualmente impuro (Lv 17.15,16).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário