Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS



ELIFAZ, O TEMANITA

Elifaz, o temanita, era um sábio e solidário amigo e Jó, seu primeiro e mais velho amigo(Jó 2.11 em diante). Ele foi à casa de Jó para confortá-lo em seu sofrimento, Elifaz era da antiga escola de pensamento. Ele acreditava que o sofrimento era a justa  retribuição por nossos pecados ou os de nossos ancestrais.

Ele era dogmático, moralista e austero, apesar de sentir compaixão pelo sofrimento de Jó. Ele incitou o amigo a admitir que pecara, aceitar o julgamento de Deus e ficar em paz.

O que Deus desejava, ao permitir que o sofrimento afligisse Jó, era ensinar que a dor não acontece apenas como punição pelo pecado, e as admoestações de Elifaz afirmando o oposto desagradaram a Deus.

Embora Elifaz fosse um homem bom, era necessário que ele reconhecesse como sua compreensão era limitada e que expiasse sua mediocridade de pensamento  Deus ordenou que ele sacrificasse sete novilhos e sete carneiros como expiação.

Amigo de Jó é identificado como temanita. Embora fique óbvio que ela era judeu pela fé, como temanita ele teria origens edomitas, e é provável que ele fosse um descendente direto de Elifaz, filho de Esaú


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário