Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 7 de maio de 2013

OBSESSÕES - INVASÃO DA MENTE


Obsessão é uma ideia geralmente cheia de emoção, que invade repetida e insistentemente a consciência  mesmo que não seja bem-vinda. Quando ideias se manifestam em padrões de comportamento, são chamadas de compulsões.

As obsessões, quase sempre, indicam dificuldades subjacentes graves. Elas tornam-se problemáticas quando interferem substancialmente na habilidade de pensar de modo racional. As obsessões são, em geral, de curta duração e podem ser minimizadas ou negadas quando se desvia a atenção delas. Podem ocorrer das seguintes maneiras:

  1. Obsessões impulsivas - idéias que levam a ações repetitivas e que podem ser destrutivas (a perseguição dos cristãos por Saulo de Tarso. At 8.3; Gl 1.13);
  2. Obsessões inibidoras - dúvidas sobre ações (as ações e reações do rei Davi em seu desejo por Bate-Seba, 2Sm 11.1-17);
  3. Obsessões intelectuais - perguntas sobre o propósito da vida ou o destino eterno (o encontro do jovem rico com Jesus que faz a pessoa refletir, Mt 19.16-22).
Apenas o Senhor Jesus pode remover as ansiedades e preocupações que acompanham o comportamento obsessivo. Ele desafiou os cristãos a entregarem a ele os seus cuidados (1Pe 5.7). Ficar livre das obsessões faz parte da experiência de se utilizar "a mente de Cristo", que está ao alcance de todos cristãos (1Co 2.16).


Fonte: "A Bíblia da Mulher" / editora MC e SBB - pág. 1364;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário