Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

JUDAÍSMO MESSIÂNCO


TALLITH
Parte II

O Centro Judaico de Estudos Cristãos acharam esta referência em escritos judaicos do primeiro século. Esta referencia em particular feita a Sha'ul (Paulo). Priscila e Aquila é significante porque nós sabemos que Sha'ul (Paulo) havia estudado com Gamaliel (At 22.3) e também Priscila e Aquila devem ter sido treinados no judaísmo, para que Sha'ul (Paulo) tivesse tal consideração para com eles, a ponto de ajuntar-se com eles trabalhando em conjunto. 

Para fazer os nós nas franjas de um tallith requeria-se uma especialização e um treinamento rabínico. Toda linha e todo laço eram significantes. Alguns conseguiam tocar a Yeshua, algo de tremendo acontecia!

Notemos ainda que o ato de colocar uma pequena franja em cada canto das vestimentas está relacionado com a ação de D'us livrando o seu povo do Egito, pois o olhar para as franjas relembre também os atos salvíficos do Senhor D'us de Israel para com seu povo!

Yeshua disse: "Amarás o Senhor teu D'us de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este e o primeiro e grande mandamento" (Mt 22.37-38). Os escribas dividiram os 613 mandamentos  (os quais Yeshua foi exigido saber já aos treze anos de idade) em 246 mandamentos afirmativos (ou positivos), que correspondem aos ossos do corpo; e 365 mandamentos negativos, que correspondem aos dias do ano.

O peculiar feitio das franjas tem um profundo significado simbólico. Elas tem sempre 8 tranças e 5 nós, o que dá um total de 13. Os cinco nós também indicam que devemos nos ligar aos Cinco Livros de Moisés, ao passo que os oito fios simbolizam os oito órgãos do corpo humano que estimulam o homem a pecar (olhos, ouvidos, boca, nariz, mãos, pés, genitais e coração) que devem ser subjugados e santificados. 

Se somarmos as letras que compõem a palavra "Tzit tzit", franja em hebraico, obteremos a soma de 600 e somarmos o numero 600 com 13 obteremos 613 que é exatamente o número de leis e mandamentos contidos na Tanach: "Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. 

E as franjas vos serão para que, vendo-as , vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais: e não seguireis o vosso coração, nem após os vosso olhos, pelos quais andais vos prostituindo" (Nm 15.38,39) e também "Franjas porás nas quatro bordas da tua manta, com que te cobrires" (Dt 22.12).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário