Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 14 de maio de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


PESCA
Os povos judeus primitivos não pareciam ser bons pescadores  embora gostassem de peixe (Nm 11.5). Os únicos navios que possuíam afundaram no porto numa tempestades em Eziom-Geber (1Rs 22.49). Os filisteus navegavam de Chipre e os fenícios eram uma nação de navegadores, mas pouco se ouve falar da pesca.

Não foi senão nos dias do Novo Testamento que a pesca se desenvolveu, e isso no Mar da Galileia  Magdala era um dos centros da industria pesqueira; o nome Magdala significa na verdade "salga de peixes".  Havia um grande mercado nas circunvizinhanças da Galileia.

É difícil visualizar, quando vemos fotos da Galileia rural de hoje, que o lago era cercado por grandes cidas entremeadas de pequenas aldeias, e que não era fácil par Jesus encontrar um lugar deserto ao redor do lago onde pudesse descansar longe das multidões. Pedro, André, Tiago e João, sócios numa empresa de pesca, não eram homens pobres mas compartilhavam de uma industria viável.

A pesca nunca se desenvolveu no Mar Morto. A 400m abaixo do nível do mar, a evaporação da agua no Mar Morto correspondia ao volume que entrava, e sua água se tornou cada vez mais impregnada de sais químicos  Só na área muito limitada em que as correntes de água fresca entram no Mar Morto é que alguns peixes podem ser encontrados. 


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário