Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Jesus sabe quando...

... nossas palavras não são "nossas".

Pedro, porém, chamando-o à parte, começou a admoestá-lo, dizendo: “Deus seja gracioso contigo, Senhor! De modo algum isso jamais te acontecerá”. E virando-se Jesus repreendeu a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Tu és uma pedra de tropeço, uma cilada para mim, pois tua atitude não reflete a Deus, mas, sim, os homens”.
Mt 16.22,23

O Senhor reconheceu nas palavras de Pedro a influência de Satanás; a mesma artimanha que o inimigo usou no deserto para tentar persuadi-lo a ter compaixão de si mesmo e trocar o alto custo de sua missão pela glória e prazeres deste mundo.

Jesus usa a palavra aramaica para enganador, não para dizer que Pedro estava  endemoninhado, mas para alertar a todos que é muito fácil cairmos na ilusão do diabo e começarmos a pensar com os valores, conceitos e argumentos do pai da mentira.

Jesus recorre à força da linguagem (palavra) e usa a metáfora: "pedra de tropeço", que no original significa: "rocha de ofensa" ou "motivo de escândalo" (Rm 9.33), para admoestar Pedro quanto à sua recente revelação, nova posição no Reino de Deus e a missão.

Assim como a palavra hebraica traduzida para "satanás", a palavra grega "diabo" significa "acusador" ou "caluniador".

Em Jó, essa expressão (1.6), no original hebraico, sem sempre acompanhada do artigo definido (o Acusador, o Caluniador, ou ainda, o Enganador), mas com o passar do tempo essa palavra virou o nome próprio do inimigo (1 Cr 21.1 com 2 Sm 24.1; 1 Sm 16.14 com 2 Sm 24.16; 1 Co 5.5; 2 Co 12.7; Hb 2.14; Ap 2.9).

Mesmo o nosso inimigo sendo tantas vezes apontado e desmascarado em todo o texto bíblico, não ficamos ilesos a ele se fraquejarmos em nossa vigilância. Pedro nos alerta do perigo que nos ronda (1 Pe 5.8), a necessidade de nos apegarmos a Deus e junto deles estarmos é o remédio que precisamos contra os males do maligno (Tg 4.7).

Não emprestemos nossa língua ao diabo, para não blasfemarmos contra Deus.

Fonte:
http://bibliaportugues.com
https://www.bibliaonline.com.br
Bíblia de Estudo King James - Novo Testamento, pág. 49

Nenhum comentário:

Postar um comentário