Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

As quatro bestas

"E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar. O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne. Depois disto, eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas suas costas; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio. Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres."
Daniel 7.3-7

Durante o primeiro ano do reinado de Belsazar, Deus revelou a Daniel outro resumo dos impérios mundiais que estavam por vir.

Por meio de um sonho e visões noturnas, Daniel viu o mar revolto (representando os povos da terra). Dele, subiam quanto grandes animais "diferentes uns dos outros" (7.2-3).

Os animais eram um leão, um urso, um leopardo e um outro não definido, que era "terrível, espantoso e sobremodo forte" (7.7).

Sobrepondo-se à profecia da estátua no sonho de Nabucodonosor, os animais representavam o império Babilônico (o leão); o império Medo-Persa (o urso), o império Grego (o leopardo), com seus quatro generais que dividiriam o reino de Alexandre, o Grande, logo após sua morte; e o império Romano o quarto animal.

O interessante é que como a história havia sido narrada para Daniel não havia ainda os impérios Medo-Persa, Grego e Romano. Para ele seria reinos ou impérios que viriam, nós sabemos por já estarmos adiantados na história da humanidade e por já terem passado cada um deles.

Daniel não viu a todos (ele esteve vivo até o 2º, o Medo-Persa), mas ele sabia as peculiaridades do fim de cada um deles.

Fontes:
https://www.bibliaonline.com.br
LAHAYE, Tim; HINDSON, Ed. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.177.

Nenhum comentário:

Postar um comentário