Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Cuidado para quem você dá liberdade

"[...] e não deis lugar ao diabo."
Ef. 4.27 KJA

O ser humano não é desprovido de suas emoções naturais quando se torna um cristão convicto e fiel.

Todavia, há uma bênção poderosa reservada para os crentes que confiam na direção do Espírito Santo e submetem ao seus cuidados todos os sentimentos e vontades.

O pecado em geral se deve aos nossos maus desejos, regados à vaidade, egoísmo, avareza e arrogância, muito mais do que às tentações promovidas diretamente pelo diabo e seus demônios.

No entanto, é evidente que com nossos próprios sentimentos (Tg 1.14). A ira (com suas filhas: amargura e vingança) tem sido, ao longo da história, uma das principais fraquezas humanas catalisadas pelas forças diabólicas.
Tg 1.14 - "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."
Por isso, Paulo exorta os cristãos a terem cuidado com a raiva e o furor, os quais devem ter sua expressão purificada pelo Espírito antes de provocarem mais destruição, pois, nossa tendência natural é sempre pagar em dobro pelo mal que nos causaram.

Portanto, os crentes são advertidos a exercerem a humildade e a paciência (como demonstrações de fé na perfeita ação de Deus) e a não deixarem que sua indignação ultrapasse o período máximo de um dia (Sl 4.4; Mt 5.22).
Sl 4.4 - "Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos."
Mt 5.22 - "Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno."
Estamos em um mundo onde tudo conspira contra o cristão, o diabo não cessa de investir, o mundo não cessa de apresentar seus prazeres e a morte tenta nos tragar a todo instante.

Não devemos esmorecer diante de nada disso, mas sim procurar que o Espírito de Deus se manifeste a cada dia mais e mais em nós e em nossas emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário