Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Plantas Citadas na Bíblia - Zimbro


Zimbro - nome comum às plantas do gênero Juniperus, arvore da família das pináceas cujos bagos são utilizados para aromatização, arbustos nativos do hemisfério norte, leguminoso, uma espécie de giesteira muito comum nos desertos do sul da Palestina e até no Egito.

"Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu. SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? Flechas agudas do poderoso, com brasas vivas de zimbro." Sl 120.1-4

Há, na Palestina e regiões limítrofes, 358 plantas leguminosas, ou de vagens. Entre estas, uma das mais belas e úteis é o "rothem", uma espécie de giesteira, que nas Escrituras também se chama junípero, os viajantes falam com prazer das suas flores cor de cravo, que são vistas em grande quantidade nas encostas ou nas planícies, exalando suave odor. os árabes chamam-lhe retem - e à semelhança do antigo profeta em certa ocasião de abatimento espiritual (1 Rs 19.4,5), os que vagueiam por esses sítios ficam contentes de poderem abrigar-se debaixo dos seus ramos, pois que a planta chega à altura de 2,5 a 3 metros.

Stanley, Robinson e outros viajantes falam da sua deliciosa sombra, na ‘aborrecida terra’ do sul. São mencionadas as ‘brasas vivas de zimbro’ pela sua viveza ardente - e hoje o carvão do "retem" é tão altamente apreciado que grandes quantidades desse arbusto são destruídas pelos beduínos, a fim de produzirem esse combustível para os mercados do Egito.

Jó (30.4) refere-se a uma fome tão terrível que o mantimento dos pobres eram as raízes do zimbro, mostrando esta admirável expressão a intensidade do flagelo pela razão de serem essas raízes muito amargas e repugnantes. Todavia, as ovelhas gostam do fruto desta planta. Uma das estações dos israelitas era chamada Ritmá (Nm 33.18,19), talvez por haver abundância de rothem por aqueles sítios.

Fonte:
http://bibliabasicadoevangelho.blogspot.com.br
http://www.bibliaonline.net

10 comentários: