Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

AS FILHAS DE JÓ


As primeiras filhas de Jó deviam viver de privilégio e de honra entre seus irmãos. Eram convidadas com frequência para participar com eles de banquetes com toda a família, e seu pai intercedia regularmente por seus pecados, conhecidos e desconhecidos. Contudo, quando Satanás começou a tentar a Jó, todos os seus filhos foram mortos ao desabar sobre eles o telhado durante um banquete.

Quando as provações de Jó terminaram, Deus lhe restaurou em dobro tudo o que tinha exceto pelo número de filhos, Jó recebeu o mesmo número de filhos que tinha antes, sete filhos e três filhas.

Dos novos filhos de Jó, apenas o nome das filhas é citado, Jemima quer dizer "rolinha", nome usado com frequência para uma noiva, descrevendo suas formas esguias e bela voz. Quezia era o nome de uma planta aromática, a cássia, um tipo de canela de grande valor. Quéren-Hapuque era uma pintura de olhos, normalmente preta e de forma curva, usada para chamar a atenção para os olhos de uma mulher. Era provavelmente o equivalente ao delineador dos dias de hoje. As filhas de Jó eram conhecidas por sua beleza incomparável.

A citação dos nomes das filhas em vez do nome do filhos é incomum, bem como o fato de as filhas de Jó terem recebido uma herança junto com os irmãos. De acordo com a lei israelita, era permitido que as filhas fossem herdeiras quando não houvesse filhos homens (Nm 27.1-11; 36.1-13). Assim, a oferta de uma herança de Jó a suas filhas é um ato especial de graça. Essa herança permitiria que as filhas continuassem no meio da famílias com seus irmãos e que desfrutassem do relacionamento próximo e afetuoso que havia enter eles. Alguns comentaristas especulam que tal herança era um sinal da nova e enorme riqueza de Jó, enquanto outros vêem o gesto como um sinal de generosidade que nasceu de seu sofrimento. Ainda outro sugeriu que se tratava de um sinal de gratidão por sua nova família.

Certamente, ao longo de sua provação, Jó havia aprendido a ir além do que estava escrito na lei, achegando-se ao Autor da lei, que, no final, não pagou a Jó o salário que merecia, mas sim o recompensou de acordo com sua graça.

Fonte: "A Bíblia da Mulher"


Pr. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário