Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Será que erradicamos a Prostituição

Circula na mídia mundial o Relatório Mundial sobre a Exploração Sexual, desenvolvido pela Fondation Scelles francesa. Neste relatório é exposto que por mais que a erradicação seja a palavra de ordem ainda não conseguimos nem bons resultados.

Para que você fique por dentro do assunto mesmo sabe o que é, mas não sabe a definição de Exploração Sexual vai abaixo um sintese:

“A exploração sexual é o meio pelo qual o indivíduo obtém lucro financeiro por conta da prostituição de outra pessoa, seja em troca de favores sexuais, incentivo à prostituição, turismo sexual, ou rufianismo (tirar proveito da prostituição alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exerça – i.e. Cafetão ou Cafetína).” (1)

A Palavra de Deus nos alerta que não provém de Deus estes sentimentos como a prostituíção (Mt 15.19); Deus nos mostra o caminho de reconciliação para com Ele através de Jesus. Cabe a nós que conhecemos o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6) ajudarmos a estes pequeninos que trilham caminhos tortuosos.

Eis um alerta para as lideranças cristãs que hoje em dia só pregam que “você vai ganhar … carro, casa, vitória financeira, etc.”, e esquecem de pregar que “vidas estão morrendo, anuncie a Palavra de Vida! Você é o arauto do Rei hoje!”.

Veja a matéria do portal de notícias do IG abaixo.

Mais de 40 milhões de pessoas se prostituem hoje no mundo (2)

Relatório mostra a realidade nada glamurosa da exploração sexual

Redação iG São Paulo | 16/01/2012 18:00

Foto: Thinkstock/Getty Images

Traçar um panorama completo sobre a exploração sexual comercial no mundo, revelando não apenas os perigos e a complexidade que envolvem esse tema, mas sua ligação essencial com o crime organizado, é o objetivo do primeiro Relatório Mundial sobre a Exploração Sexual, desenvolvido pela Fondation Scelles francesa.

O relatório também sugere respostas e ações e alerta para uma certa 'glamurização' do problema: a exploração sexual não teria nada a ver com o 'direito' de dispor livremente do seu corpo, nem com o 'direito' à livre manifestação da sexualidade.

"Nas mãos de uma criminalidade perigosa, dominada por uma violência sem precedentes, violência física, sexual, psicológica, social ... a prostituição é um atentado à integridade do ser humano e uma escandalosa exploração de situações de vulnerabilidade".

Alguns dados do relatório, que será lançado até fevereiro, foram divulgados pelo Le Figaro.

Segundo o jornal francês, no mundo todo, entre 40 e 42 milhões de pessoas se prostituem. A imensa maioria dessas pessoas são mulheres, 75% têm entre 13 e 25 anos e nove em cada dez são agenciadas por um cafetão. Na Europa, a prostituição envolve 1 a 2 milhões de pessoas, a maioria são imigrantes, 'vítimas do tráfico de seres humanos'. Só na França, cerca de trinta redes crimonosas relacionadas à exploração sexual são desmanteladas por ano.

Uma das questões apontadas pelo relatório é que o problema se agrava durante os grande eventos esportivos que movimentam milhões de pessoas.

Na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, a instalação de "centros de sexo" perto de estádios, autorizada pelas autoridades, causou uma polêmica, diz o relatório. Outros casos, como os Jogos Olímpicos de Vancouver e a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul intensificaram a movimentaram a oferta da exploração sexual naqueles países. Competições de Fórmula 1 não ficam de fora. Mas entre todos os eventos esportivos internacionais, o futebol e os jogos olímpicos são os grandes palcos planetários da exploração sexual.

Fontes:

(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Explora%C3%A7%C3%A3o_sexual e http://pt.wikipedia.org/wiki/Rufianismo

(2) http://delas.ig.com.br/comportamento/mais-de-40-milhoes-de-pessoas-se-prostituem-hoje-no-mundo/n1597579993469.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário