Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A Realidade do Pecado – 2ª Parte

Realidade da ação do pecadogoya-homem_carregando_fardo

O pecado não é um mito ou uma invenção para amedrontar o ser humano, mas é realidade que opera na vida do homem.

a. Todo homem nasce em pecado (Sl 51.5). Nenhum homem veio a este mundo sem escapar da presença contaminadora do pecado à exceção do Senhor Jesus, que não conheceu o pecado. O salmista Davi foi o grande cantor de Israel, ungido Poe Deus; homem segundo o coração de Deus, mas ele mesmo afirma: “Em pecado me concebeu minha mãe”. Todos nós recebemos a herança do pecado. Ele é inevitável a cada ser humano. As escrituras afirmam que por um só homem (Adão) entrou o pecado no mundo e, consequentemente, a morte atingiu a todos (Rm 5.12), e como todos os homens são descendentes de Adão, dessa forma, toda a humanidade ficou contaminada, não escapando ninguém dessa terrível situação. O pecado age realmente na vida do homem e o domina de tal maneira que por si mesmo ninguém tem condições de livrar-se desse mal.

b. Deus visita a iniquidade dos pais e filhos (Êx 34.7). Deus é infinitamente misericordioso, porém o homem muitas vezes sofre as consequências dos seus próprios pecados. Inúmeras pessoas contraem doenças resultantes dos seus maus procedimentos, e os filhos herdam tais mazelas, vindo a sofrer muitas vezes, por toda a vida.

c. O pecado separa o homem de Deus (Is 59.2). O Diabo conseguiu o seu intento, que não era outro senão destruir a comunhão maravilhosa que existia entre Deus e o homem (Gn 3.8). Desde aquela data em que Adão e Eva deram ouvidos à serpente que foi usada por Satanás, o homem perdeu a sua condição privilegiada, ficando então privado da companhia do Criador. É, pois, a ação do pecado que se interpõe entre Deus e o homem, tornando-o separado e solitário espiritualmente.

d. O pecado é uma carga pesada demais (Sl 38.4). O homem vive subjugado, aniquilado e cansado sob o fardo pesado do pecado. Jesus conhecendo essa situação tão desagradável e aflitiva, convida: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados” (Mt 11.28).

e. O pecado é uma obra satânica. O Diabo peca desde o princípio (1 Jo 3.8), e seu intento é fazer com que o homem permaneça no pecado até entrar na eternidade perdido, porque as esperanças de salvação se desvanecem com a morte. Ele veio para matar e destruir (Jo 10.10) e para isso ele usa todos os meios que lhe são disponíveis.

f. Estão todos carregados de iniquidade (Is 1.4). Iniquidade se traduz por perversidade, injustiça em excesso, tudo o que é malévolo, e também significa desordem.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário