Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A Realidade do Pecado – 1ª Parte

guiltDepois que pecado entrou no mundo (Rm 5.12), o ser humano vendeu-se ao pecado (Rm 7.14), e cada criatura passou a nascer em iniquidade (Sl 51.5); por isso é que Jesus, vindo a este mundo nos encontrou mortos nos nossos delitos e pecados (Ef 2.1).

Definição de pecado

Existem diversos termos que são usados para definir o que vem a ser pecado. A expressão mais comum é errar o alvo, errar o caminho, ser achado em falta, ou então perversidade, tortuosidade, e também pode ser interpretado como mal, exprimindo o pensamento de violência; e ainda pode ser entendido por muitos outros vocábulos, de acordo com a esfera que se queira situá-lo, como vamos abordar.

a. O pecado é iniquidade. Toda a iniquidade é uma ofensa, e uma ofensa injustiça contra Deus (1 Jo 3.4; 5.17; Is 61.8).

b. O pecado também é chamado impiedade (Rm 1.18; 2 Tm 2.16). Impiedade é o mesmo que falta de reverência. Existem pessoas que não dão importância às coisas que se relacionam ou se referem a Deus. Nada do que é divino produz nelas qualquer sentimento de reverência ou temor, por menor ou mais fraco que seja. Essas pessoas são consideradas como ímpias ou perversas (Sl 1.5; 9.17; 36.1; 58.3; 1 Pe 3.7). Deus não as aprova, e se não chegarem humilhadas e arrependidas diante de Deus, sofrerão o castigo eterno.

c. Toda desobediência é pecado. O apóstolo Paulo esclarece-nos em sua epístola aos Romanos que a raiz do pecado dos nossos pais no jardim, (Rm 5.12,19), como se pode comprovar facilmente lendo Gn 3.1-21. Ainda hoje, qualquer manifestação de desobediência continua a ser um pecado contra Deus. Uma das coisas que mais desagradam a Deus é justamente a desobediência do homem. A desobediência é uma característica própria de todo aquele que não quer viver em comunhão com Deus (Ef 2.2; Tt 1.6; 3.3).

d. O pecado é a transgressão da lei (1 Jo 3.4). Certamente é bom salientar que a palavra lei é profundamente abrangente no texto canônico. Lei pode significar os Dez Mandamentos, mas também pode significar todos os preceitos do Antigo Testamento, e ainda pode querer referir-se às leis morais que Deus estabeleceu no Universo que criou. De qualquer maneira a lei sempre existiu para ser obedecida, respeitada e cumprirda.

e. Além dos termos acima citados, o pecado ainda é descrito como dívida (Mt 6.12); queda (Sl 56.13); e ainda derrota, profanação, imundícia ou contaminação.

Continua…

Nenhum comentário:

Postar um comentário