Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Nó de Gravata. Um dia você terá de dar um!

clip_image001

Quem nunca precisou das um nó de gravata e ficou no desespero?

Vão aqui algumas dicas básicas para domar este estimado componente do vestuário masculino.

Siga os passos abaixo e você não passará nenhum sufoco antes de um evento social.

Vamos lá:

Acerte nos componentes

Para não errar, nas situações em que você acha necessário usar uma gravata, use também o sapato social, o terno e a camisa de manga comprida. Outras combinações são até possíveis, mas não são para principiantes.

O mix correto

Você pode usar uma gravata “diferente” (estamos falando de cores, e não em estampas do Mickey aqui…) se quiser passar uma mensagem – ela não precisa combinar com as cores da roupa. Mas se estiver em dúvida, combine a cor da gravata primariamente com a do terno, e faça contraste com a cor da camisa.

Acerte o comprimento da gravata

Quando você estiver de pé e relaxado (na postura com que você caminha), a ponta da gravata deve tocar ou no máximo cobrir a fivela do seu cinto. Abaixo ou acima disso você vai chamar a atenção de forma negativa. Dê uma olhada em algum filme antigo dos Trapalhões e você vai entender.

Não se aperte

Em geral, a sensação de aperto no pescoço quando se usa gravata não é causada pelo nó da gravata, mas sim pelo colarinho mais apertado do que devia. Para evitar, escolha bem as suas camisas! Quem usa colarinho número 5 em geral consegue abotoar os colarinhos número 4, mas aí passa o evento inteiro sofrendo. Outra dica é caprichar no barbear, e sempre com alguma antecedência.

A gravata vem por último

Coloque-a só depois de já ter vestido e ajustado todas as demais peças, incluindo as que são essenciais para a própria colocação da gravata (camisa, calça e cinto).

Escolha boas gravatas

As mais formais são lisas (sem estampa ou padrão) e escuras. As de melhor qualidade costumam ser 100% seda. Para não errar, você pode usar sem medo também as de listras coloridas (geralmente diagonais), e as de padrões repetidos (bolinhas, texturas…) – mas neste caso, quanto menor o detalhe do padrão, melhor.

Não compre gravata de nó pronto

Aquelas gravatas com zíper podem parecer muito práticas, mas você não tem como ajustar a altura delas, elas estragam facilmente, e simplesmente não causam o mesmo efeito. Da mesma forma, não guarde a gravata sem desfazer o nó.

Você não precisa de um prendedor de gravatas

A não ser que você almoce sopa todos os dias ou trabalhe em um farol, esqueça o prendedor – deixou de ser um acessório comum há muito tempo. Mas você pode usar, se desejar muito – neste caso, prenda-o 20cm acima da ponta da gravata, e não deixe de prender na camisa também.

Aprenda como fazer o nó de gravata Four-in-hand, ou “nó triângulo”

Aprenda como fazer o nó de gravata Semi-Windsor

clip_image003

Sequência de passos do nó Four-in-hand

O Four-in-hand é o coringa dos nós de gravata, e pode ser usado todos os dias, tanto pelo motorista quanto pelo presidente da empresa. Ele é relativamente fácil de fazer, embora seja uma seqüência de vários passos.

clip_image005

A sugestão é praticar na frente do espelho várias vezes, desfazendo o nó a cada vez, até estar seguro de que sabe fazê-lo. Com o diagrama e as fotos acima, você deve conseguir se virar – mas se precisar, recorra a este diagrama adicional.

Pratique antes do dia do evento, quando não estiver com pressa (que tal agora?). Lembre-se de ajustar bem o nó, deixando-o alinhado à camisa e ao colarinho. Ele pode ser usado tanto para trabalhar quanto em eventos, mas se você dominar mais de um nó de gravata, reserve o Four-in-Hand para os dias em que estiver usando camisas com o colarinho mais estreito.

clip_image007

Seqüência de passos do nó Semi-Windsor

O Semi-Windsor é um nó de gravata mais cheio, adequado aos colarinhos mais abertos e exigindo uma gravata de tecido mais leve.

clip_image008

Pode ser usado diariamente, e não é tão fácil de fazer quanto o Four-in-hand.

Consta que o Semi-Windsor é o nó mais usado no Brasil, portanto vale a pena conhecê-lo e praticá-lo regularmente. Mas lembre-se de ajustar bem o nó, deixando-o alinhado à camisa e ao colarinho.

Referências

KALIL, Glória. Chic Homem: Manual de moda e estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário