Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

ÓLEO DE OLIVA

O óleo de oliva tomou o lugar da manteiga e da gordura para cozinhar, sendo então crucial para a dieta. Ele fazia, portanto, parte da oferta de manjares (Lv 2.1). Era usado como combustível para as lâmpadas (Mt 25.3,4) e quando fervido com soda cáustica formava o sabão. O óleo era usado para esfregar na pele a fim dar-lhe brilho, e para ungir a cabeça para o cabelo brilhar também.

 A beleza produzida pelo óleo pode sublimar o seu uso na vida religiosa, porque os objetos consagrados ao serviço de Deus eram ungidos com óleo. O profeta (1Rs 19.16), o sacerdote (Lv 8.12) e o rei (1Sm 16.13; 1Rs 1.34)eram ungidos com óleo por serem separados, ou consagrados ao serviço de Deus.

O uso ritual era tão importante que se considerava ofensa, levando à excomunhão, usar o óleo santo da unção par fins comuns (Êx 30.32,33) e a pessoa que tivesse recebido tal unção devia ser obedecida (1Sm 24.6). O profeta falava ao povo da parte de Deus e o rei estabelecia a lei de Deus.

A palavra para "unção " é Maseiah, e o Messias é portanto "o ungido". Jesus reuniu em si mesmo a tripla função de profeta, sacerdote e rei. Muito simbolismo é envolvido nisto. O óleo parece ter sido reconhecido como um dom de Deus; a oliveira que cresce num lugar rochoso produzirá abundância de óleo. O óleo é, pois, associado com o dom de Deus e com o derramamento do Espírito feito de Deus. Jesu disse que o Espírito de Deus estava sobre Ele porque o Senhor o havia ungido (Is 61.1; Lc 4.16-21).

A pessoa era consagrada a Deus pela unção porque acreditava-se que o próprio óleo era de Deus e porque o óleo  na pele e no cabelo faziam as pessoas terem melhor aparência. Os cristãos também recebem uma unção (1Jo 2.27), que deve ser também o Espírito Santo porque resulta em aprender a verdade de Deus (Jo 14.26).

O óleo era igualmente usado para curar. Quando o Bom Samaritano ajudou o homem que havia sido atacado na estra de Jerusalém a Jericó, ele derramou óleo e vinho sobre as feridas. Essa propriedade medicinal deveria estar por trás do uso do óleo nas curas divinas. Os primeiros cristãos receberam instruções para ungir o doente com óleo e orar por ele (Tg 5.13-16). Outros acreditam que a unção era um meio de consagrar ou entregar o doente aos cuidados de Deus. Marcos 6.13 diz que quando os Doze foram ministrar em pares, eles levaram óleo para curar.

A madeira da oliveira é usada para fabricar pequenas peças e para esculpir. O tronco nodoso torna impossível aproveitá-lo. A madeira é atraente, com veios escuros contra um fundo amarelado. Os querubins do templo eram feitos da madeira de oliveira juntamente com as portas internas e externas.

Os escudos era lubrificados (2Sm 1.21) para impedir que o couro rachasse. O óleo tinha a mesma função de conversar o couro a graxa conserva os sapatos.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário