Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


A PRENSA DE AZEITONAS

Muitas azeitonas eram comidas com pão de cevada e isto constituía o desjejum normal do trabalhador. Era possível preservá-las, imergindo-as em água salgada. A principal importância da colheita era, porém, o seu óleo. 

A prensa de óleo consistia de uma grande pedra achatada, cilíndrica, escavada na parte de cima para formar uma espécie de bacia grande e rasa pra conter as azeitonas. Outra roda de pedra era  colocada na beirada, e, com ajuda de um jumento era girada ao redor da bacia, esmagando as azeitonas. A polpa resultante era então tratada para extrair o óleo.

Um método de obter óleo era colocar a polpa em cestos, um por cima do outro, e espremê-los juntos numa prensa, seja por meio de um parafuso de rosca ou um pedaço de madeira que funcionava com uma alavanca quando empurrada contra uma estrutura de madeira.

Outro método era colocar a polpa de azeitonas em sacos de tecido que eram depois pisados. O óleo saía através do tecido e era colocado em frascos até o sedimento assentar. O material produzido era depois tirado e guardado em lugar fresco.

A colheita de uma só árvore rendia cerca de 20 galões de óleo. Getsêmani, no Jardim das Oliveiras, significa "prensa de óleo" porque deve ter havido uma prensa ali. Era possível pisar as azeitonas como uvas na prensa, mas em vista delas serem muito mais duras do que as uvas, poucos óleo era produzido desse modo (Mq 6.15).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário