Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS


ELEAZAR

Eleazar foi o terceiro filho de Arão, irmão de Moisés, por meio de quem a linha de sacerdócio arônico é traçada até milhares de anos. Os dois primeiros filhos de Arão, Nabade e Abiú, foram queimados (sem deixar filhos) quando ofereceram um sacrifício indigno a Deus (Lv 10.1). Esse fato tornou Eleazar herdeiro de Arão. Entre outras obrigações, ele era responsável pelo transporte da arca da aliança.

Quando Arão morreu, Moisés designou Eleazar como sumo sacerdote e confiou nele para ajudá-lo da mesma forma como confiara em Arão. Perto de sua morte, Moisés fez com que Eleazar consagrasse Josué seu sucessor.

Após a conquista de Canaã, Josué, e Eleazar supervisionaram a divisão da terra entre as tribos por meio de sorteio. Moisés já tinha designado a terra a leste do rio Jordão para as duas tribos e a metade de uma (Gade, Rúben e à metade da tribo de Manassés; Nm 32.38 em diante). Assim, Josué e Eleazar dividiram a terra a oeste do Jordão entre nove trinos e a metade de uma.

Eleazar foi enterrado em Efraim (território de uma trio turbulenta e revoltosa), e sua sepultura tornou-se um santuário. Os descendentes dele eram sacerdotes de dezesseis das 24 divisões do sacerdócio, incluindo a linha de Zadoque, sumo sacerdote durante o reinado de Davi. As outras oito divisões eram descendentes do quarto e mais jovem filho de Arão, Itamar.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário