Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

AS VIRGENS SÁBIAS E AS TOLAS

Referencia: Mateus 25.14-30;

Jesus contou várias parábolas sobre a importância de se estar preparado para sua volta ainda como parte da proclamação feita no monte das Oliveiras. Por exemplo, destacou que sua volta seria inesperada (Mt 24.42-44) e que seus seguidores precisariam manter um estilo de vida fiel e obediente enquanto o aguardavam (vs. 45.51).

O pano de fundo usado por Jesus nessa parábola foi a descrição dos costumes de um casamento daquela época (Mt 25.1-13). Havia três acontecimentos principais: o acordo legal feito entre os pais dos noivos; a procissão até a casa da noiva, em que iam o noivo e propriamente dita. Jesus descreveu a segundo fase, na qual o noivo e seus convidados iam até a casa da noiva, onde ela esperava, com dez virgens, suas damas. 

Como o horário da chegada do noivo não era fixo, podendo ser até altas horas da noite, cada jovem precisava ter uma lamparina e um suprimento extra de óleo. As cinco virgens sábias prepararam-se com o óleo extra, mas as tolas não. Quando, repentinamente, o noivo chegou à meia noite, as virgens tolas, que não haviam se preparado, foram denunciadas e barradas na entrada da festa.

A mensagens de Jesus é clara: sua volta, como a do noivo da parábola, pode demorar, e as mulheres e homens que os seguem dever estar continuamente preparados (v.13).


Fonte: "A Bíblia da Mulher" - editora MC e SBB / pág. 1201;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário