Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 30 de abril de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

COLETANDO ALIMENTOS


Pântano de papiros no Lago Huleh, Águas de 
Merom antigo, uma região bem conhecida por 
seus leões nos tempos bíblicos

O homem primitivo habitava em cavernas, caçava ou apanhava seus alimentos ; mas a fixação na terra só começou por ocasião da primeira revolução agrícola, quando ele percebeu que as sementes dos cereais podiam ser plantadas e a colheita ceifada. 

Eram necessário morar junto aos campos, e os melhores campos nem sempre ficavam perto das cavernas onde moravam. Mais tarde a caça diminuiu, embora Ninrode (Gn 10.9) e Esaú (Gn 27.5) fossem ambos caçadores. Isaque disse a Esaú que levasse suas armas, sua aljava e seu arco, e fosse para os campos apanhar caça (Gn 27.3).

Quando o povo judeu ocupou Canaã, a caça parece ter sido uma necessidade porque eram tão poucos que havia uma possibilidade dos animais se multiplicarem contra eles (Êx 23.29). Nas montanhas do Líbano e da Síria havia grande quantidade de vida selvagem, assim como no desfiladeiro do Jordão.

O Vale dos Refains (Rift) do Jordão tem uma gargante escarpada em dois níveis. No nível mais baixo, o rio inundava as margens na primavera e isso, combinado com o calor intenso do verão, formava uma floresta tropical densa que abrigava vários animais selvagens. As águas de Merom (Lago Huleh) eram bem conhecidas pelos seus leões (Jr 49.19) e até o deserto parece ter sido uma guarida para as feras (Mc 1.13).

No Egito e na Assíria, tudo indica que a caçada tenha constituído um esporte. Os rei assírios mantinham grandes reservas de caça e havia muitas caçadas no vale do Nilo. Nos tempos romanos, os animais eram caçados para uso nas guerras e circos.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário