Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 24 de junho de 2017

As Sete Igrejas da Ásia Menor

Éfeso

Cidade situada na região da Ásia Menor, as margens do rio Caístro a cerca de uns 10 km de sua foz.

Era uma cidade livre, centro da administração romana, na qual havia muitos judeus. Essa povoação era muito famosa pelo templo de Ártemis (Diana), de extrema magnificência e com imensos tesouros, considerado como uma das maravilhas do mundo.

Esse templo tinha 130 m de comprimento por 67 m de largura e era adornado com pinturas e estátuas. Foi incendiado no dia em que Alexandre, o Grande, nasceu e por algum tempo ficou em ruínas.

A Biblioteca de Celso em Éfeso

Alexandre ofereceu-se para reconstruí-lo se os efésios pôr no novo edifício uma inscrição que indicasse o nome do bem feitor. O oferecimento foi recusado, e os próprios habitantes reedificaram o templo com maior magnificência que a anterior.

As ruínas de Éfeso encontram-se perto da cidade turca de Kusadási - Anátolia.

Muitas das peças de mármore bem como as pedras preciosas, que se empregaram nas construções dos seus magníficos edifícios foram levadas para Constantinopla e outras grandes cidades situadas às margens do mediterrâneo, e a massa de toda aquela alvenaria serviu durante séculos, aos habitantes dos locais próximos.

O livro de Atos menciona duas visitas de Paulo a Éfeso. Na primeira vez ,quando se dirigia a Jerusalém, pregou no sábado na sinagoga, e Priscila e Áquila ficaram em sue lugar, aos quais pouco tempo depois, juntou-se Apolo. Quando Paulo visitou a cidade pela segunda vez, permaneceu ali por mais de dois anos, sendo a razão provável dessa demora, a importância do lugar, a sede principal da idolatria e grande centro de influência.

Os trabalhos de evangelização foram coroados por notáveis resultados, tanto na cidade como nas cidades circunvizinhas. Segundo uma tradição primitiva, João o evangelista e apóstolo, viveu em Éfeso no final de sua vida.

O sumário das referências bíblicas a Éfeso é a seguinte; situação do templo e a imagem de Diana, que sugeriram ilustrações a Paulo. Centro dos trabalhos de Paulo quando concluía sua segunda viagem. Foi o cenário do tumulto provocado pelos adoradores de Diana.

Ali Timóteo exerceu seu ministério e trabalharam também na obra do evangelho de Priscila e Áquila; e Tíquico e Trófimo.

Foi a residência de alguns discípulos de João Batista; de Onesíforo; de Alexandre; de Demétrio; dos filhos de Ceva; de Himeneu e Alexandre e finalmente de Fígeno e Hermodes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário