Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Aprendizado diário

"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra."
Os 6.3

O universo do aprendizado é muito vasto em temáticas.

Hermann Ebbinghaus, (24/01/1850 - 26/02/1909), alemão, foi o primeiro autor na psicologia a desenvolver testes de inteligência.

Iniciou no século XIX as primeiras investigações sobre a memória; aplicou nestes estudos sílabas "non sense" para avaliar a capacidade e o tempo de armazenamento, assim como a facilidade de recuperação do material armazenado.

Enunciou princípios sobre o armazenamento da memória e demonstrou que as memórias têm diferentes tempos de duração.

Formou-se em Psicologia e em 1885 começou a estudar os processos subjacentes à memória. Para este autor, percursor da psicologia experimental, a memória era constituída por um sistema de retenção que permitia o registo de informação a longo prazo.

Ebbinghaus tornou-se mundialmente conhecido ao utilizar uma tarefa para estudar o fenômeno do esquecimento, que assentava na sua famosa curva de esquecimento. Nas investigações que realizou, Ebbinghaus focava sobretudo a aprendizagem verbal.

Nestes estudos, os materiais usados eram unidades simples como palavras e trigramas formando pares de itens que eram analisados em termos de respostas verbais e estímulos que estes provocavam. Nestes estudos, os sujeitos aprendiam a associar itens-resposta a itens-estímulos. Os itens de cada par competiam entre si,produzindo fenômenos de extinção e recuperação espontânea.

Nesta perspetiva de memória, o que se recorda ou esquece são respostas, e a principal razão porque algumas respostas são esquecidas deve-se à competição por parte de outras respostas a estímulos comuns e similares.

Entretanto, ao buscarmos a Deus as Suas palavras não são gravadas em nossa memória, mas sim em nosso coração.
Pv 7.1-3 - "Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração."  (Grifo nosso)
Quem faz o homem lembrar da Palavra de Deus é o próprio Deus e não os limitados recursos do cérebro humano.

Quem milita no ensino da Palavra de Deus tem de reconhecer que ser o Espírito Santo não nos ensinar saberemos o que está escrito, mas não o significado. A vida de aprendizado do homem de Deus deve ser de continuo, juntamente com sua progressiva salvação em Cristo Jesus.

Fonte:
Ebbinghaus in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-03-23 16:52:00]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$ebbinghaus

HERMANN EBBINGHAUS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário