Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A Bíblia e a Arqueologia

O Jardim do Éden, 1612, Jan Brueghel ( Holanda, 1568-1625)
óleo sobre placa de cobre, 50 x 80 cm Galeria Doria-Pamphili, Roma
O Jardim do Éden - Gn  2.8-14

A arqueologia estabelece o vale do baixo Eufrates-Tigre (o lugar do Éden) como o berço da civilização.

O Hidequel (Idigla, Diglat, em babilônico) é o rio Tigre.

F. Delistzsch localizou o Éden logo ao norte da Babilônia, perto de Ediru, antigamente no Golfo Pérsico.

Glossário
Vale do baixo Eufrates-Tigre - MESOPOTÂMIA, A Mesopotâmia (do grego antigo Μεσοποταμία; composto de μέσος, "meio", e ποταμός, "rio", ou seja "[terra] entre dois rios") é a denominação de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas. Os rios desembocam no Golfo Pérsico e a região toda é rodeada por desertos. Inserida na área do Crescente Fértil - de Lua crescente, exatamente por ter o formato de uma Lua crescente e de ter um solo fértil -, uma região do Oriente Médio excelente para a agricultura, exatamente num local onde a maior parte das terras vizinhas era muito árida para qualquer cultivo, a Mesopotâmia tem duas regiões geográficas distintas: ao Norte a Alta Mesopotâmia ou Assíria, uma região bastante montanhosa, desértica, desolada, com escassas pastagens, e ao Sul a Baixa Mesopotâmia ou Caldeia, muito fértil em função do regime dos rios, que nascem nas montanhas da Armênia e desaguam no Golfo Pérsico.
Berço da Civilização - Expressão referente a região do crescente fértil que se desenvolveram duas das mais importantes e antigas civilizações da antiguidade. A civilização egípcia se desenvolveu no vale do rio Nilo, enquanto a mesopotâmica no vale entre os rios Tigre e Eufrates. Os rios do Crescente Fértil foram de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento dessas civilizações. Além da agricultura, que era praticada às margens destes rios, estes também serviam como vias de transporte de mercadorias, fonte de alimentos (peixes) e fornecimento de água para o consumo humano e animal. Principais características do Crescente Fértil: Solo fértil, ou seja, excelente para a prática agrícola. Os vales ficavam mais férteis quando os rios transbordavam, pois este processo depositava no solo materiais orgânicos (principalmente peixes mortos). Presença de sistemas de irrigação voltados para a agricultura. A extensão territorial é de, aproximadamente, 450 km². Curiosidades: Em função da exploração descontrolada desde a Antiguidade, muitas regiões do Crescente Fértil não são tão férteis como no passado. Atualmente, a região do Crescente Fértil é ocupada pelos territórios dos seguintes países: Egito, Líbano, Jordânia, Israel, Síria, Turquia, Irã e Iraque. Muitos historiadores acreditam que foi nesta região que começou a revolução neolítica. Nos dias de hoje a região continua sendo muito povoada. Moram nesta área cerca de 50 milhões de habitantes. 
Hidequel - Um dos quatro rios em que se dividia o rio que saía do Éden. (Gn 2.10-14) Na língua persa antiga, o Hídequel era conhecido como Tigra, do qual deriva o nome grego do rio Tigre. Em árabe, é conhecido como Shatt Dijla. Alguns o chamam de rio gêmeo do Eufrates, e ele, junto com este rio, rega as planícies da Mesopotâmia. Foi nas margens do Tigre (Hídequel) que Daniel recebeu a visão a respeito da luta pelo poder a ser travada pelo “rei do norte” e pelo “rei do sul”. (Dn 10.4,5; 11.5,6) Depois de penetrar nas planícies da Mesopotâmia, o Tigre passa pelo lugar de muitas cidades antigas. Defronte da moderna Mosul, encontram-se as ruínas da antiga Nínive, na margem Leste do rio. Do mesmo lado, mais ao Sul, fica o lugar de Calá, e abaixo dela, na margem Oeste, encontra-se a antiga Assur. A pouca distância abaixo de Bagdá, na margem Oeste, ficam as ruínas de Selêucia, antiga capital da dinastia selêucida de governantes.
Franz Delitzsch - (Leipzig, 23 de fevereiro de 1813 - Leipzig, 04 de março de 1890) foi um alemão luterano teólogo e hebraísta. Nascido em Leipzig, ele ocupou o cargo de professor de teologia na Universidade de Rostock 1846-1850, na Universidade de Erlangen até 1867, e depois disso na Universidade de Leipzig até sua morte. Delitzsch escreveu muitos comentários sobre livros da Bíblia, Antiguidades Judaicas, psicologia bíblica, a história da poesia judaica e apologética cristã. Ele defendeu a comunidade judaica contra ataques anti-judaicas e traduziu o Novo Testamento em hebraico. Em 1880 ele estabeleceu a Institutum Judaicum em Leipzig para a formação dos trabalhadores missionárias entre os judeus. Hoje, Delitzsch é mais conhecido por sua tradução do Novo Testamento em hebraico (1877). Tradução de Delitzsch ainda é considerada a edição padrão do Novo Testamento em hebraico e em sua 10ª edição foi revista por um jovem Arnold Ehrlich por insistência de Delitzsch. Esta edição foi a ser utilizado para proselitismo entre os judeus. Mais tarde, foi revisto por Gustaf Dalman. É notável que estas edições foram compostas antes de o moderno renascimento do idioma hebraico, mas as traduções ainda permanecem frescos e vivos para os leitores de hoje.
Eridu ou Eridu - Coordenadas: 30°48'57.02" N / 45°59'45.85" E. Era uma antiga cidade no sul da Mesopotâmia, 24 quilômetros ao sul de Ur, no presente sítio arqueológico de Diga Abu Shahrein. Na sua fundação, possivelmente, você iria encontrar perto do Golfo Pérsico; No entanto, atualmente, devido a sedimentos transportados pelos rios Tigre e Eufrates, o litoral é de vários quilômetros ao sul.
Golfo Pérsico - O Golfo Pérsico é um grande golfo raso marinho (30 m em média) entre o Irã e a Península Arábica. É uma extensão do Oceano Índico. Este corpo de água de 251 mil km² está ligado ao Mar Arábico, a leste pelo estreito de Ormuz e o Golfo de Omã, e seu limite ocidental é marcada pela grande delta do rio Shatt al-Arab (rio Arvand iranianos) , formado pela confluência dos rios Eufrates e Tigre. O Golfo Pérsico é rica em vida marinha, com extensos recifes de corais e ostras, mas a sua fauna e flora ter sido comprometida pelos derrames de hidrocarbonetos contínuas guerras e associados a estes, como a Guerra do Golfo ea guerra Irã-Iraque. Banha as costas de Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã (apenas enclave de Musandam). Nomeado a Guerra do Golfo, entre 1990 e 1991, ele enfrentou a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos contra o Iraque pela invasão do último do emirado do Kuwait.

Nenhum comentário:

Postar um comentário