Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Paternidade - Uma Responsabilidade dada por Deus

Ser mãe ou pai deve envolver algo extremamente básico, importante e viável, uma vez que faz parte da ordem dada por Deus à mãe e ao pai da raça humana (Gn 1.28).

Por certo, a reprodução era necessária para dar continuidade às gerações, mas ver os filhos como o simples resultado de uma função biológica é ignorar completamente o significado que Deus atribui ao papel de mão e pai (Sl 27; 128).

Deus criou à sua imagem (Gn 1.27) e nada revela mais a natureza de sua divindade do que seu ato amoroso de criar a vida humana. De que maneira um homem e uma mulher poderiam refletir mais claramente essa característica de Deus do que em seu próprio ato amoroso de gerar um filho?

A Bíblia traz princípios claros para a educação dos filhos nos caminhos do Senhor:

1) Os pais devem ter um casamento condizente com os padrões de Deus (1 Tm 3.4,12; Tt 2.1-5). Um relacionamento amoroso entre mãe e pai demonstra de forma prática para o filho como marido e mulher devem se relacionar no casamento.

2) Os pais são responsáveis por ensinar as verdades espirituais aos seus filhos  (Dt 6.4-9; Sl 78.1-8; 2 Tm 1.3-5; Ef 6.4). Essa tarefa principal não pode ser deixada ao encargo da igreja e das escolas cristãs.

3) Os pais devem conduzir seus filhos nos caminhos de Deus através de uma disciplina amorosa e coerente (Pv 13.24; 19.18; 20.30; 22.15; Hb 12.5-8,11). Não se trata apenas de aplicar castigos, mas de educar com todo cuidado, "discipulando" seus filhos e ensinando-os, através de suas palavras e exemplo, como viver a vida cristã.

Fonte: Bíblia da Mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário